Política Titulo PPA federal
Consórcio vai priorizar projetos de cidades associadas no planejamento orçamentário federal

Entidade diz que foco será em tirar do papel obras em Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão e Rio Grande

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/07/2023 | 17:52
Compartilhar notícia
Paulo Pinto/ABr

ouça este conteúdo

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC dará prioridade aos projetos das cidades consorciadas à entidade no envio de pleitos ao PPA (Plano Plurianual) do Governo Federal. O planejamento orçamentário da União para os próximos quatro anos teve passo importante nesta sexta-feira, com a realização de plenárias.

A entidade regional informou que a predileção será pelas propostas fornecidas pelas prefeituras de Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra junto ao Ministério do Planejamento, setor que conduz o Orçamento federal. Os municípios de São Bernardo e de São Caetano, que optaram por deixar o grupo, ficarão à parte dos debates.

Segundo o secretário-executivo do Consórcio, Mário Reali (PT), a instituição já encaminhou às prefeituras consorciadas os projetos prioritários de cada uma delas. O trabalho posterior será fazer um filtro, regionalizar as demandas e, unido, apresentar ao Governo Federal. “Acreditamos muito na força de um debate regional e sabemos que a União também tem esse olhar”, disse Reali.

O Diário mostrou na edição desta sexta-feira as pautas que o Consórcio levou à plenária do PPA, realizada na manhã desta sexta, no Memorial da América Latina, em São Paulo, envolviam o resgate do Plano de Mobilidade Urbana, a defesa da chegada de um Instituto Federal do ABC, o envio de recursos para conclusão das obras da UFABC (Universidade Federal do ABC) e a transferência de verba para ampliar ações de educação integral e custeio da Saúde.

No Plano de Mobilidade original existia lista de projetos de São Bernardo e de São Caetano. Essas propostas, por causa da saída política feita pelos prefeitos Orlando Morando (PSDB-São Bernardo) e José Auricchio Júnior (PSDB-São Caetano), não contarão com suporte do Consórcio para saírem do papel. À ocasião, o plano envolvia intervenções que, somadas, daria R$ 1 bilhão.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;