Empreendimentos da região esperam alta de até 40% nas vendas para a data comemorativa
ouça este conteúdo
|
readme
|
Os shoppings do Grande ABC estão otimistas com as vendas dos presentes para o Dia dos Pais. Os estabelecimentos da região esperam movimentação de consumidores até 20% maior do que em dias normais na véspera da data comemorativa. E aumento nas vendas de até 40%, em relação ao ano passado. O mais otimista é o Grand Plaza, de Santo André. De acordo com o empreendimento, a previsão de alta de 40% se deve principalmente à expansão do local, que ocorreu em outubro. Foram 100 lojas inauguradas.
Já o Mauá Plaza Shopping estima que o crescimento seja de 12,8% nas vendas e de 16% no público em relação ao ano passado. “Já estamos registrando elevação no movimento”, afirmou a gerente de marketing, Ariane Oliveira.
O Shoppinho Santo André fala em expansão de 5% em vendas e 8% no fluxo de pessoas. O superintendente do estabelecimento, Regis Villar, destacou que a circulação pode chegar a “500 mil pessoas neste mês, sendo que, por dia, aproximadamente 20 mil”.
Villar também afirma que a preferência do consumidor por compras em shoppings se deve principalmente à comodidade e à facilidade encontradas nos estabelecimentos. “Como a tendência do shopping é ser um centro de compras, trazendo um mix de lojas, quando ele vem aqui já encontra o que estava procurando.”
Em Diadema, o Praça da Moça também espera aumento de 10% em relação ao ano passado e fluxo 15% maior. O ParkShopping São Caetano, por sua vez, estima movimento 10% maior. No Shopping ABC, a Associação de Lojistas divulgou que a expectativa é de aumento de 20% a 30% no volume das vendas e movimentação do público, comparado com os outros meses do ano. Já o Metrópole e o São Bernardo Plaza Shopping não divulgaram expectativas de venda e compras.
OTIMISMO - Os estabelecimentos da região estão mais otimistas que o restante do País. Estudo da Abrasce (Associação Brasileira dos Shoppings Centers) revela alta de 7% nas vendas em relação ao ano passado. Entre os itens mais citados para presentear estão os artigos eletrônicos, livros e perfumes.
Já no Grande ABC, a preferência na hora de presentear fica pelo vestuário. De acordo com a PIC (Pesquisa de Intenção de Compras), realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, os itens mais procurados são as roupas e calçados.
O gerente da Camisaria Colombo, José Altino, do Grand Plaza, está otimista para o fim de semana. “Estamos com expectativa muito grande. Esperamos vender só no sábado (amanhã) e domingo 580 peças, número 50% maior que nos dias normais.”
Restaurantes estão 8,85% mais caros
Os filhos que desejarem levar os pais para comemorar a data com um almoço ou jantar fora de casa podem preparar o bolso. De acordo com levantamento feito pela FGV (Fundação Getulio Vargas), as refeições em restaurantes estão entre os itens que apresentaram a maior alta neste ano. O estudo mostra que a ida a um restaurante está 8,85% mais cara do que no ano passado.
Os presentes, por sua vez, estão mais acessíveis ao bolso dos consumidores. O aparelho de celular, por exemplo, está custando 3,82% menos do que há um ano, conforme o estudo da entidade.
PAGAMENTO - O economista responsável pelo levantamento da FGV, André Braz, destacou a importância da forma de pagamento na hora da escolha o agrado. “O bom presente é aquele que cabe no orçamento sem gerar dívidas para o futuro. Procure comprar à vista, evite parcelamentos, busque pelo menor preço e abuse da criatividade”, ensina.
EXPECTATIVA - Apesar dos números, o presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Roberto Moreira, está otimista para a data. “Esperamos aumento de 30% a 40% no movimento normal, não é como no Dia das Mães, que dobra, mas é data importante”, afirma.
A expectativa de expansão é compartilhada pelas empresas do setor. “É uma data importante para as churrascarias, porque as pessoas gostam de se reunir e comer bem. Estamos esperando 15% a mais do que em domingos normais”, diz o gerente de uma churrascaria em São Bernardo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.