Os primeiros italianos chegaram a Ribeirão Pires em fevereiro de 1888
ouça este conteúdo
|
readme
|
O gemente carro de boi
Ribeirão Pires das serenatas. Da casa velha mal-assombrada. Do preguiçoso carro de boi, gemendo triste na madrugada. Ribeirão Pires da juventude, que orgulhosa estuda tua antiguidade. E com certeza sempre mais te elevará.
Cf. “Ribeirão Pires Antiga”, letra e música do professor Américo Delcorto.
NOTA – Conjunto de composições datado de 1994 com cópia enviada à Memória em 1996.
As sete famílias italianas pioneiras de Ribeirão Pires embarcaram a 8 de janeiro na Itália, no Vapor Prata (Vapore Prata) e chegaram a Santos a 3 de fevereiro, seguindo diretamente para o alojamento em São Bernardo. Dias depois é que foram enviados ao Núcleo Colonial de Ribeirão Pires, 137 anos depois, Ribeirão Pires respira a influência dos italianos em todos os campos.
Os pioneiros vieram de Mirano e de Salzano, da Província de Veneza: Benvenuto, Bertoldo, Bottacin, Maziero, Pescarin, Pollizon e Zombatti.
O primeiro trabalho dos imigrantes italianos em Ribeirão Pires foi na terra, na extração de pedras e nas olarias – a construção civil estava trocando o pau-a-pique pelos tijolos e Ribeirão Pires foi grande neste setor oleiro, assim como no trabalho junto às pedreiras.
Um fato triste: o Vapore Prata naufragou quando do retorno à Itália.
Crédito das fotos 1 e 2 – Acervo: Ademar Bertoldo; reproduções: João Henrique Medice
ITALIANOS. Luiz Bertoldo e Angela Denadai Bertoldo; a cocheira de Artur Bertoldo, na Rua Santo Bertoldo: pioneiros com descendentes até hoje em Ribeirão Pires
LEIA TAMBÉM:
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 21 de março de 1995 – Edição 8966
MANCHETE – Bancada do ABC discute universidades com o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza.
SÃO CAETANO – Prefeitura estudava implantar ciclovia na avenida Kennedy.
MAUÁ – Abandono ameaçava nascente do Tamanduateí, na Gruta Santa Luzia.
CULTURA & LAZER – O sexto teatro andreense estava oculto atrás dos muros da igreja do Bonfim, no Parque das Nações: uma sala de 260 lugares construída em 1950 e que marcou a estreia do ator Antonio Petrin nos palcos.
O teatro do Bonfim, em 1995, só era utilizado para os eventos da paróquia.
Os outros teatros de Santo André há 30 anos: Municipal, Sesi, Conchita de Moraes (fechado), Carlos Gomes e Coração de Jesus.
Reportagem: Carlos Serrão.
UMA MEDALHA PARA O DIÁRIO
Neste sábado (22), a partir das 10h, o Diário do Grande ABC recebe a Medalha Cívico Cultural D. Pedro II, outorgada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Também receberá a medalha a Redevida de Televisão.
A sessão solene do IHGSP marcará o início das comemorações dos 200 anos do nascimento do Imperador do Brasil, D. Pedro II.
POSSE – Na oportunidade serão empossados os novos membros titulares do Instituto: Antonio Levi Mendes, Daniel Carvalho de Paula, Evaldo Xavier Gomes, Gabriel José Abdala, Luís Vaz de Campos Moreira Tourinho e Paulo de Assunção.
A saudação aos novos membros será feita pelo coronel Luiz Eduardo Pesce de Almeida.
SESSÃO MUSICAL – O ato será abrilhantado pelo Coro de Monges do Mosteiro de São Bento, da Capital, sob a regência do mestre Dom Alexandre Andrade.
ENCERRAMENTO – A sessão solene será conduzida pelo presidente do IHGSP, professor João Tomás do Amaral, que proferirá as palavras de encerramento.
NAS ONDAS DO RÁDIO
GRANDE ABC E VOCÊ
Histórias da Rua Coronel Alfredo Flaquer, em Santo André.
No passado, rua simples com duas mãos de trânsito, e estabelecimentos que já não existem: Bar do Snoker, o famoso lanche de lombinho do Baixinho, o bolinho de bacalhau do Natalino, o Teatro de Alumínio, o Cine Santo André, o salão de baile do Aramaçan, a Pizzaria Queiroz e o Foto Muito Bom.
No presente, a passagem da Avenida Edson Danilo Dotto da Avenida Perimetral – um toque de modernidade em Santo André.
Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM (81.9).
Crédito da foto 3 – Álbum pessoal
FOTO SAUDADE. Imagem imortalizada pelo estúdio do Foto Muito Bom. Quem é o menino da Primeira Comunhão em 1958? Pereirinha vai contar no programa de amanhã
QUINTA AVENIDA
Gravações com o cantor Johnny Hartmann feitas nos estúdios Impulse, ABC Paramount e GGR Music.
Baixo-barítono, Johnny Hartmann é considerado o “Sinatra Negro”, no mesmo nível de Billy Eckstine, Arthur Prysock, Earl Coleman e Joe Williams.
Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, meio-dia, com reapresentação na segunda-feira, no mesmo horário. Rádio 365 News – www.radio365.com.br/radio-365-news
EM 21 DE MARÇO DE...
1905 – Conflito na Estação São Bernardo, hoje Santo André. Um operário da Kowarick era agredido quando se dirigia ao trabalho. O agressor, dono de uma olaria, cercou o operário acompanhado por 20 outros homens, “quase todos seus empregados”.
Também foi agredido um companheiro de trabalho que tentou acudi-lo.
Os dois operários receberam ferimentos graves.
Os agressores fugiram. Mais tarde, a polícia local prendeu cinco deles. O dono da olaria permanecia foragido.
Os jornais que noticiaram a ocorrência não apontaram as causas da agressão.
1925 – Passavam a funcionar em dois períodos os grupos escolares de Ribeirão Pires e Paranapiacaba.
1945 - O médico andreense Mario Degni era nomeado primeiro assistente na cadeira de Técnica Cirúrgica da Faculdade de Medicina de São Paulo, após brilhante concurso, segundo informa Octaviano Gaiarsa em sua obra "A cidade que dormiu três séculos".
1965 - Instalada a Câmara Municipal de Rio Grande da Serra, em sessão solene realizada no Grupo Escolar de Icatuaçu. Neste dia assumia o primeiro prefeito, Carlos José da Graça Veiga Carlson (PDC), o primeiro vice-prefeito, Graciano Mariano (PSP), e os primeiros vereadores, tendo à frente o primeiro presidente da Câmara Municipal, Henrique Fonseca Moreira.
1970 - Farah Rasga, presidente do MDB de Ribeirão Pires, defendia a união da sua cidade com Mauá para o lançamento de um candidato a deputado estadual que representasse as duas cidades.
HOJE
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
Dia Internacional da Síndrome de Down
Dia da Floresta Mundial (ONU)
Dia Mundial da Infância (Unicef)
Dia Mundial da Poesia (Unesco).
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de 33 cidades, entre as quais Américo Brasiliense, Barra do Turvo, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Itupeva, Lindóia, Louveira, Potirendaba, Rafard, Roseira, Teodoro Sampaio e Várzea Paulista.
E mais: Alvorada D’Oeste (RO), Boquim (SE), Brejinho (RN), Indaial (SC), Monte Santo e Tucano (BA) e Telêmaco Borba (PR).
São Nicolau de Flue
21 de março
LINDA ARTE, publicada dois anos atrás, em 2023.
Arte: Paulo César Nunes
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.