Política Titulo ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Composição PT-PSB em Santo André é discutida na esfera nacional, garante Gleisi Hoffmann

Partido dos Trabalhadores deseja reciprocidade dos socialistas para ter Professora Bete em composição com Eduardo Leite na vice

Wilson Guardia
26/04/2024 | 21:27
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann confirmou ontem, em agenda em Santo André, que a sigla trabalha para criação de uma frente de esquerda na cidade. A ideia é ter a petista Professora Bete Siraque como cabeça de chapa e o vereador Eduardo Leite (PSB) na vice – o pessebista, por enquanto, é pré-candidato à sucessão do prefeito Paulo Serra (PSDB) no pleito de outubro.

A dupla terá a missão de ser a opção de oposição progressista contra a chapa governista, cujos nomes devem ser divulgados na semana que vem – o escolhido deve ser o secretário de Saúde, Gilvan Júnior (PSDB). “Estamos discutindo o tema nas esferas nacional e estadual e avaliando cenários. Nós da nacional contamos com a candidatura da Bete”, afirmou Gleisi em entrevista na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.

Na plenária, que reuniu os pré-candidatos do PT em prefeituras de cidades do Grande ABC, entre eles Jair Meneguelli (São Caetano), José de Filippi Júnior (Diadema), Marcelo Oliveira (Mauá) e Renato Foresto (Ribeirão Pires), Gleisi disse esperar a “reciprocidade” do PSB para selar a frente. 

Segundo a presidente, no território andreense deve se repetir a composição desenhada no município vizinho, São Bernardo. Por lá, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) terá como colega de chapa o ex-prefeito William Dib (PSB). “O PSB (são-bernardense) trocou a direção municipal e ficou mais próxima (do PT)”, disse Gleisi.

O presidente estadual do PT, deputado federal Kiko Celeguim, tem a missão de conduzir as tratativas no contexto político-eleitoral regional. “É um momento de construção, de discutir programas e outras alianças. Quem quer ganhar as eleições não pode abrir mão de absolutamente nada, desde que não mude nossos princípios”, declarou.

A sacramentação das chapas deve, segundo o núcleo petista, ocorrer mais perto das convenções partidárias. As plenárias ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto.

Bete declarou que a federação formada por PT, PV e PCdoB, antes de qualquer composição de chapa, criou o movimento Santo André Popular para congregar, em um único projeto, os partidos de esquerda. Porém, a pré-candidata ainda garantiu manter “diálogo franco” com o PSB sobre a importância da composição.

SENADO

Aguardando posicionamento sobre o futuro político do senador pelo Paraná, o ex-juiz federal Sérgio Moro (União Brasil), que pode perder o mandato por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em processo que está no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a presidente do PT garantiu que, “em tendo a vacância, o PT vai se preparar para disputar e meu nome está colocado para esta disputa”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;