Editorial Titulo
A nova casa dos sonhos
da Redação
16/04/2024 | 13:16
Compartilhar notícia


Há 60 anos transportamos sonhos que movem o Brasil. O slogan pode parecer presunçoso, mas nós, cegonheiros, fomos os responsáveis por levar, somente em 2023, os veículos que, para muitos, foram sonhados por uma vida.

No ano passado, foram transportados 2,36 milhões de veículos, dos quais a maioria ficou a cargo dos filiados ao Sindicato Nacional do Cegonheiros (Sinaceg), entidade com sede em São Bernardo do Campo e que tenho a honra de presidir em um momento histórico.

O país vive uma retomada da indústria automotiva, com o crescimento de 13% das vendas de carros zero apenas no mês de janeiro. Junte-se a isso os R$ 122 bilhões de investimentos anunciados pelas montadoras na década.

Os bons ventos permitiram a inauguração da nossa nova sede. São 4,7 mil metros quadrados. Temos dentistas para cuidar da saúde bucal de nossos associados, entre um frete e outro, nas mais de 3,7 mil cegonhas que circulam no País. Além de serviços como ajuda para emissão de licenças e documentos, assistência jurídica e ambulâncias para socorro 24h em acidentes em qualquer parte do país. O auditório tem capacidade para 600 lugares, o que nos livrará de alugueis para realizar assembleias.

A nova sede terá também energia solar. No nosso estacionamento, para 240 automóveis, temos pontos para abastecimento de carros elétricos. Os portadores de necessidades especiais também foram lembrados em toda a sede, com corredores de acessibilidade e vagas especiais para receber seus veículos.

Celebramos também o momento alvissareiro do país. Contrariando as expectativas, o comércio varejista começou o ano com fôlego, segundo o IBGE. As vendas cresceram 2,5% em janeiro em comparação com dezembro de 2023, derrubando previsões que apontavam para uma queda ou crescimento pequeno, de até 1,7%.

O Sinaceg participa proativamente dessa fase que o Brasil precisa. Uma das frentes é a parceria na infraestrutura e segurança nas estradas. O maior programa de poda e manejo de árvores do País é financiado e executado pelo Sinaceg. Desde 2008, foram mais de 200 mil quilômetros de estradas e ruas podadas em apoio a prefeituras e governos estaduais, com um investimento anual de cerca de R$ 3 milhões somente em 2023 – parte relevante das contribuições de nossos associados.

Outra frente é a de colaboração em campanhas fundamentais, como as de prevenção ao uso de drogas por motoristas profissionais. E, igualmente, apoiamos campanhas de combate à exploração sexual no País. Acreditamos que todos os sindicatos devem “arregaçar as mangas” para ajudar o País a crescer, com mais oportunidades de negócios e justiça social. Nossa estrada e nossa nova casa serão sempre a do desenvolvimento. Sustentável e responsável. 

José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho,  é presidente do Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;