Setecidades Titulo Memória
Grande ABC. Do rádio ao cinema. A canção italiana. Fitas em homenagem à Billings... ...com sessões nas sete cidades.

São duas atrações que idealistas colocam à disposição de você, leitor

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/03/2024 | 12:45
Compartilhar notícia


O rádio vai sintetizado no programa “Canta Itália”, criado e conduzido por Marquitho Riotto. Semana passada houve a participação do cantor lírico Ivan Luigi (lírico, mas não só) que mostrou em primeira mão uma criação de Luiz Ayrão, na versão em italiano, “A nossa canção”, gravada por vários cantores e cantoras, entre os quais Roberto Carlos.

Vocês lembram? “Olhe aqui, presta atenção. Esta é a nossa canção. Vou cantá-la seja onde for. Para nunca esquecer o nosso amor. Nosso amor...”.

Procurado por Luiz Ayrão, Ivan Luigi gravou “A nossa canção” em italiano. Finalizada na semana anterior, antes de virar faixa de CD, a versão foi apresentada no “Canta Itália”.

Ivan Luigi, de voz privilegiada, interpreta do português, italiano e japonês ao ritmo de Elvis Presley. É presença constante nas festas italianas de São Caetano. Apresenta-se em vários espaços e pela primeira vez esteve no “Canta Itália”, em seu programa 263, cinco anos no ar.

Canta Itália 264

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Quarta-feira, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9; e Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

Entre os quadros, “Momento Memória”, em parceria com esta página Memória, com direito à vinheta criada por Vitória Ferreira.

Crédito da foto 1 – Dulci Riotto

NO AR. Ivan Luigi no estúdio com Marquitho Riotto: em primeira mão, A Nossa Canção, sucesso de Luiz Ayrão agora em italiano

CINEMA E O MEIO AMBIENTE 

“Cine Represa” é o 1º Festival de cinema ambiental do Grande ABC focado nas relações ambientais em torno da Represa Billings - rumo aos 100 anos da represa (1925-2025).

O Projeto abrange as áreas culturais, educacionais, sociais e ambientais. São realizadas exibições de filmes a partir de uma curadoria que valoriza as características naturais da região como produtora de água.

Prevê ainda a realização de encontros reflexivos, com palestra e bate-papo, visando a sensibilização ambiental. Quer estimular a produção audiovisual.

Vamos desenvolver durante o trajeto até os 100 anos da represa ações do festival nas sete cidades do Grande ABC.

Diaulas Ullysses - Diadema

DIARIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 13 de março de 1994 – ano 36, edição 8646

MANCHETE – Presidente do IBGE alerta para os riscos do plano econômico.

Professor Silvio Minciotti defendia campanha de esclarecimento.

RIO GRANDE DA SERRA – Cidade realizava o 4º Festival de Canoagem na Represa Rebizzi, braço da Billings. Inscritos 60 atletas.

EM 13 DE MARÇO DE...

1904 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: duas pedras, uma com 70 quilos, outra com 50, colocadas sobre os trilhos da Estrada de Ferro São Paulo Railway, entre Santo André e São Caetano, pararam um trem de carga. Falava-se em ação proposital.

As pedras foram colocadas pouco antes da passagem anunciada de um trem especial conduzindo valores para o pagamento de servidores da ferrovia.

O plano frustrou-se. O trem especial passaria no dia seguinte. Rigoroso inquérito foi aberto.

1909 – Removida a professora Hermínia Lopes da escola do bairro dos Meninos (hoje Rudge Ramos) para a 3ª escola de São Bernardo.

NOTA – Dona Hermínia viveu mais de 100 anos e foi entrevistada por Memória e fotografada por Beltran Asêncio.

1949 - Angelo Raphael Pellegrino eleito o primeiro prefeito de São Caetano, município que ganha o apêndice "do Sul" no nome.

1969 – Conselho de Segurança Nacional suspendia os direitos políticos por dez anos de quase 100 brasileiros. E cassava os mandatos dos deputados Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, José Macondes Pereira, Jacinto Figueira Junior e Fernando Leite Perroni.

Prefeito Walter Braido assinava portaria que regulamenta o exercício da profissão de funcionário público em São Caetano.

Prefeito Aldino Pinotti anunciava a construção de um teatro municipal em São Bernardo.

1974 – Ornamentada com azaléias e quaresmeiras, ficava pronta a praça da igreja São José Operário, Bela Vista, em Santo André.

1979 - Sessenta mil trabalhadores ocupavam pela primeira vez o estádio da Vila Euclides, em São Bernardo, na primeira greve geral de uma categoria na história recente do sindicalismo.

Prefeito Tito Costa nomeava Antonio Vanzella seu novo chefe de gabinete.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Sarapuí, na região metropolitana de Sorocaba. Emancipou-se de Itapetininga em 1937.

Na Bahia, Cachoeira e Santo Amaro.

E mais: Barão de Melgaço (MT), Carapebus (RJ), Chorozinho (CE), Marilac (MG) e Santo Antônio do Içá (AM). 

HOJE

Dia Nacional da Luta contra a Endometriose (tipo raro de doença. Ocorre fora da pelve, na cicatriz do umbigo).

Santa Eufrásia

13 de março

Ilustração: Arquidiocese de São Paulo (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;