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Como sempre, um filme inédito abre a programaçao, em cerimônia exclusiva para convidados: às 21 horas de segunda (19), em presença do diretor, será projetado O Viajante, que Paulo César Saraceni realizou baseado em Lúcio Cardoso, encerrando sua trilogia de obras adaptadas do escritor (as outras duas: Porto das Caixas e A Casa Assassinada). Filme operístico, que se desenvolve num registro antinaturalista, O Viajante traz Marília Pêra no papel de uma inesquecível Medéia perdida no sertao de Minas, cheia de desejo e culpa.
Vencedor do prêmio do júri no Festival de Brasília, O Viajante também recebeu o Candango de melhor música (para Túlio Mourao, Paulo Jobim e Sérgio Saraceni). Segundo Luiz Zanin Oricchio, que cobriu o festival para o Grupo Estado, está longe de ser um filme perfeito, com seus excessos de retórica, mas proporciona um mergulho tao dilacerado quanto profundo na alma humana, sendo de destacar a qualidade da fotografia, creditada ao grande Mário Carneiro. A estréia está prevista para o fim de maio (ou início de junho), no Rio e em Sao Paulo.
O Festival de Melhores Filmes do Sesc tem caráter retrospectivo. Na terça-feira (20), começa a seleçao dos melhores filmes de 98, que este ano será exibida simultaneamente na unidade do Sesc em Sao Carlos. Para cinéfilos, trata-se de uma oportunidade rara para ver (ou rever) os melhores filmes exibidos no circuito comercial de Sao Paulo no ano passado. Público e crítica votam no melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor atriz de duas categorias: cinema nacional e estrangeiro.
Central do Brasil, de Walter Salles, foi o melhor filme brasileiro do ano passado para os críticos, seguido por Boleiros de Ugo Georgetti, e Amor & Cia., de Helvécio Ratton. Central também foi o melhor para o público, seguido, surpreendentemente, por Coraçao de Iluminado, de Hector Babenco, que é tudo, menos um filme palatável para platéias esclarecidas. Entre os estrangeiros, a liderança, para os críticos, ficou com Carne Trêmula, de Pedro Almodóvar, seguido de Hana-Bi - Fogos de Artifício, de Takeshi Kitano, Festa de Família, de Thomas Vinterberg, O Show de Truman - O Show da Vida, de Peter Weir, e A Eternidade e um Dia, de Theo Angelopoulos.
Houve uma inversao para o público: Festa de Família foi o melhor filme e Carne Trêmula o segundo, ficando Viagem ao Princípio do Mundo, de Manoel de Oliveira, em terceiro (foi nono para a crítica). Hana-Bi ficou entre os dez mais do público, mas relegado ao oitavo lugar e ainda empatado com Melhor É Impossível, de James L. Brooks, uma escolha um tanto insensata, nivelando um filme de rara invençao com outro que é puro clichê hollywoodiano (embora tratado com certa classe).
Walter Salles foi o melhor diretor nacional para o público e os críticos (Central do Brasil será exibido na terça-feira no Vitrine e no Sesc de Sao Carlos). Fernanda Montenegro, como nao poderia deixar de ser, foi a melhor atriz também para o público e os críticos. Nao houve unanimidade na categoria de ator: Marco Nanini ganhou para os críticos (por Amor & Cia.), mas o público preferiu José Dumont (por Kenoma). Ponto para o público. Para a crítica, deu empate na categoria de melhor diretor de filme estrangeiro: dividem a láurea Pedro Almodóvar e Thomas Vinterberg. Para o público, Almodóvar ganhou sozinho.
Robert Duvall foi o melhor ator (por O Apóstolo) e Judi Dench e Robin Wright Penn empataram na categoria de melhor atriz (por Sua Majestade Mrs. Brown e Loucos de Amor). Isto para os críticos. Para o público, Jack Nicholson foi o melhor ator (por Melhor É Impossível) e Christina Ricci, a melhor atriz (por O Oposto do Sexo). Esquecidos pelo público, O Rio, de Tsai Ming-liang, foi o sétimo melhor filme estrangeiro para os críticos (empatado com Caráter, de Mike Van Diem), e A Enguia, de Shoei Imamura, o sexto. O Festival Melhores Filmes vai até o dia 13.
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