Início de ano é uma boa época para traçar metas; técnicas
estimulam organização para ajudar no alcance dos objetivos
ouça este conteúdo
|
readme
|
O início de ano é sempre boa época para pensar em conquistas, traçar metas e ir em busca da realização de sonhos, sejam recentes ou antigos. Quem nunca fez promessas no Réveillon? O problema é quando os planos não saem do papel, e, no lugar de conquistas, passamos a acumular frustrações.
Especialistas fazem coro e dizem que a organização de ideias é a principal chave do progresso, seja pessoal ou profissional.
Segundo eles, técnicas de coaching (treinamento, em inglês) e programação neurolinguística são eficazes para quem precisa de estímulos para superar o discurso e, finalmente, agir.
Para começar a colocar o plano de mudanças em ação é importante ter uma meta bem definida, como, por exemplo, a aquisição de bem material.
Não basta querer comprar casa ou carro. É importante traçar objetivos preliminares com prazos para realização, uma espécie de passo a passo para o alcance do sonho.
"O processo de coaching é um potencializador para as conquistas. Por meio do mapeamento das áreas da vida, é possível realizar metas minimizando os possíveis obstáculos", explica a especialista Gisa Azeredo, da Humanity Treinamentos.
Disciplina é um dos pontos chave desse processo. Para comprar um bem é preciso guardar dinheiro. Para ser promovido, é ideal fazer cursos de especialização e demonstrar interesse.
De acordo com o coach Emerson Vamondes, na maioria das vezes, as pessoas não alcançam as metas porque focam demais em apenas uma área. "O segredo é cuidar da vida como um todo. Não deixar que um objetivo específico ofusque o pensamento e acabe deixando os outros aspectos da vida de lado."
MÉTODO
Os especialistas utilizam uma espécie de roda da vida para orientar as pessoas que querem realizar sonhos. Trata-se de um círculo dividido em áreas como saúde, amor, família, carreira, finanças, lazer e amigos. É preciso que o interessado faça sua análise e atribua nota de satisfação para cada área.
Nessa avaliação, é possível identificar quais são os pontos que necessitam de atenção principal para fazer a roda girar, e assim, começar a transformar em realidade o que ainda está distante.
SATISFAÇÃO
Pessoas que aprenderam a se organizar dizem que, durante o processo, perceberam que são as únicas responsáveis pela realização de suas metas.
"Não sabia o que queria para o futuro. Estava infeliz com minha posição no trabalho. Percebi que deveria dar mais atenção para o lado profissional. Em seis meses recebi uma promoção e comecei a desenvolver outras áreas que fizeram minha vida andar de forma mais equilibrada", conta a analista financeira Isabel Prata, 24.
Em alguns casos, é necessário fortalecer competências pessoais antes da realização da meta. "Sempre quis abrir a minha escola, mas não sabia como fazer. Após algumas sessões, descobri que, antes de realizar meu sonho, era preciso amadurecer", revela a pedagoga Roberta Magalhães, 22.
Segundo Vamondes, para obter sucesso, o interessado tem de se cobrar diariamente. "O importante é saber que cada um é responsável pelo resultado alcançado."
Especialistas acreditam na mudança comportamental
Especialistas da área da Saúde acreditam que o desejo de mudança é o principal fator responsável para a conquista de objetivos.
Para o médico Ademir Lopes Júnior, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, a modificação na forma de pensar, utilizada tanto na medicina comportamental quanto no método de coaching, é uma estratégia fundamental para melhorar o comportamento humano.
"As técnicas de neurolinguística são capazes de programar por meio da linguagem o comportamento e a biologia cerebral, dando novos significados a antigos hábitos, o que proporciona resultados positivos. A medicina comportamental procura entender o ambiente do paciente para que seja possível mudar seus hábitos e alcançar modificações significativas. Para a saúde, um exemplo seria parar de fumar", explica Lopes.
Na psicologia, profissionais também acreditam que o coaching é capaz de aumentar a eficácia de um tratamento, por meio da utilização de técnicas para melhor conhecimento da pessoa interessada.
"Sempre utilizo nas minhas sessões ferramentas do coaching para entender exatamente meus pacientes e os motivos que os fizeram me procurar. Eu não aplico as técnicas em si, mas as utilizo de forma complementar. São mecanismos poderosos quando sabemos usá-los de forma adequada", avalia a psicóloga clínica Mirian Pereira.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.