ouça este conteúdo
|
readme
|
Marílson Gomes dos Santos, da equipe BMF Bovespa/São Caetano, confirmou o favoritismo e venceu a 86a edição da Corrida de São Silvestre com o tempo de 44min03s52. Foi a terceira vitória do atleta (antes ganhou em 2003 e 2005), que tornou-se o brasileiro com maior número de vitórias desde que a prova tornou-se internacional. No feminino, a queniana Alice Timbilili foi a campeã. Ela percorreu os 15 km em 50min19s42 e estabeleceu novo recorde, superando a marca de Hellen Kimayio (50min26), que persistia desde 1993.
Os dois campeões cruzaram a linha de chegada com imensa tranqüilidade. Marilson quase não acreditou que terminou a corrida com uma vantagem de mais de 200m sobre o queniano Barnabas Kongei, o segundo. "Eu achava que seria decidido somente no fim. Mas consegui abrir logo no início e foi melhor assim", afirmou o campeão.
O bicampeão da São Silvestre (2008 e 2009) James Kwambai chegou em terceiro, seguido pelo brasileiro Giovani dos Santos. Emmanuel Bett, do Quênia foi o quinto colocado.
Na prova feminina, a brasileira Simone Alves da Silva chegou em segundo lugar e comemorou muito. "Estou realizando um sonho", declarou. Eunice Kirwa foi a terceira. Cruz Nonata da Silva (Brasil) e Diana Landi (Equador) completaram o pódio.
A corrida - Marilson, que voltou a correr a São Silvestre após quatro anos, avançou para a vitória no sexto quilômetro da prova, quando assumiu a ponta, mas era marcado de perto pela dupla queniana Barnabas Kongei e James Kwambai. Mas rapidamente ele deixou os adversários para traz.
A partir do quilômetro oito, o brasileiro passou a fazer corrida solo e foi, aos poucos, aumentando a diferença para os adversários. Tanto que, na parte final da corrida se deu ao luxo de diminuir o ritmo e romper a fita com tranquilidade.
No feminino, Alice Timbilili assumiu a ponta no terceiro quilômetro e não deu mais chance alguma para as demais concorrentes. No quilômetro final da prova, entretanto, a brasileira Simone Alves da Silva apertou o passo e se aproximou da queniana. Mas já era tarde e ela cruzou a linha conquistando o segundo título na São Silvestre. Antes ela havia vencido 2007. "Cheguei muito cansada, mas valeu o esforço", declarou a bicampeã.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.