Diarinho Titulo
'Minha namorada é um carrasco'
Professor Pasquale Cipro Neto
26/07/2009 | 07:45
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Namorado e namorada não se entendem. Ela diz que ele é isso e aquilo. E ele diz que ela "é uma carrasca". Pelo que se vê nos dicionários e gramáticas, nenhuma namorada (ou mãe, mulher, prima, noiva etc.) é carrasca. Uma mulher pode ser um carrasco, com o no final mesmo. Na língua oral, no entanto, o uso de carrasca é mais do que frequente.

Sabe o que significa carrasco? Ao pé da letra, o carrasco é a pessoa que executa uma sentença de morte ou de tortura. A origem dessa palavra é bem interessante. Ela vem do sobrenome de Belchior Nunes Carrasco, homem que teria vivido em Lisboa há um bom bocado de tempo. O ofício dele era executar condenados. Hoje em dia, quando se diz que determinado indivíduo é um carrasco, não se quer dizer que ele executa ou tortura alguém; em geral, quer-se dizer que essa pessoa é muito má, impiedosa, cruel.

Substantivos como carrasco, pessoa ou criança, que são iguais para homens e mulheres e não admitem variação do artigo, são sobrecomuns e não devem ser confundidos com os comuns de dois gêneros, como colega, cliente, fã etc., que também não variam, mas exigem que o artigo concorde com o sexo do ser nomeado (o colega, a colega; o cliente, a cliente; o fã, a fã; o jornalista, a jornalista; o intérprete, a intérprete).

Percebeu? Pessoa é sobrecomum: não varia, nem permite que o artigo varie (a pessoa pode ser homem ou mulher); pianista é comum de dois gêneros: não varia, mas exige que o artigo varie (o pianista é homem, a pianista é mulher). Outro sobrecomum que merece citação é ídolo: "A cantora disse que, no teatro, Bibi Ferreira é seu grande ídolo".

Como sempre digo, não se preocupe muito com as classificações (sobrecomum, comum de dois gêneros etc.). O importante mesmo é usar adequadamente palavras como as que vimos. Outro exemplo interessante é cônjuge. Sabe o que é cônjuge? É um dos integrantes de um casal. Esse substantivo é sobrecomum, já que não varia, nem admite que o artigo varie: o cônjuge feminino, o cônjuge masculino. Se você precisar usar palavras como essas e tiver dúvidas quanto ao gênero, é melhor não arriscar. O mais seguro é consultar um bom dicionário.

No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;