Cena Política Titulo Cena Política
Guerra dos Akiras, novo capítulo em Rio Grande
Da Redação
18/09/2024 | 10:18
Compartilhar notícia
Gilmar

ouça este conteúdo

O vereador Marcelo Akira Nagashima (Podemos) recorreu da decisão de primeira instância da Justiça Eleitoral, que havia determinado que ele disputasse o pleito para a Prefeitura de Rio Grande da Serra utilizando o nome completo de batismo, e não Akira do Povo, como queria, para não criar confusão com seu concorrente quase homônimo, Akira Auriani (PSB) – que tem a prevalência de registro por ter sido candidato ao cargo ao Executivo na eleição passada com a mesma denominação. O legislador tentou reverter a sentença no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Não conseguiu. “Inquestionavelmente, o nome de urna ‘Akira do Povo’ pode levar o eleitorado a confundi-lo com ‘Akira Auriani’”, julgou o desembargador Claudio Langroiva Pereira. O candidato, todavia, conseguiu autorização para usar apenas “Marcelo Akira”, sem a necessidade do Nagashima. A guerra dos Akiras deve continuar. Ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Bastidores

Privilégio

Professores do Colégio da USCS, ligado à Universidade Municipal de São Caetano, ficaram incomodados com a presença da candidata à vereadora Michele Narcizo (PSD-foto) durante o Projeto Rimas em Alta – Batalha pela Paz promovido na sexta-feira. Os docentes dizem que ela aproveitou o evento cultural para realizar propaganda eleitoral. O diretor da escola, Fernando Luiz Monteiro de Souza, teria convidado a representante do Partido Social Democrático, cujo presidente são-caetanense é o reitor da USCS, professor Leandro Prearo.

Mauá

A campanha de Marcelo Oliveira (PT), que busca manter o comando do Executivo mauaense, divulgou ontem nas redes sociais vídeo do ex-prefeito Oswaldo Dias, que morreu em 5 de agosto, aos 82 anos. Teria sido a “última mensagem” ao “povo” do município que ele governou por três oportunidades. Aparentando dificuldade para falar e usando cateter de oxigênio, ele se dirige ao atual mandatário: “A sua reeleição é de muita importância (...) para continuar melhorando a cidade e distribuindo (,,,) políticas sociais para toda a nossa população”.

Soberania

Professor da UFABC (Universidade Federal do ABC), Sergio Amadeu da Silveira é um dos signatários de carta aberta “contra o ataque das big tech às soberanias digitais”. O documento, referendado por acadêmicos e intelectuais de nações como Argentina, Estados Unidos, França e Reino Unido, ataca nominalmente o dono da rede social X, recentemente proibida em território nacional. “A disputa do Brasil com Elon Musk é apenas o mais recente exemplo de um esforço mais amplo para restringir a capacidade de nações soberanas de definir uma agenda de desenvolvimento digital livre do controle de megacorporações sediadas nos EUA”, diz excerto do texto.

Onda vermelha

A 19 dias do primeiro turno das eleições, marcado para 6 de outubro, o PT em Santo André finalmente resolveu botar a tropa na rua e entrar para valer no corpo a corpo em busca de votos suficientes para qualificar a ex-vereadora Bete Siraque à segunda rodada do pleito. Ontem, batalhão vermelho se espalhou pela periferia da cidade, onde se estima que esteja localizada a maior parte dos eleitores da legenda. No material, destaque para a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em quem a campanha aposta para convencer os indecisos.

Dinheiro

Ex-secretária de Comunicação de Diadema, que se afastou do cargo para trabalhar pela reeleição do prefeito José de Filippi Júnior (PT), Martha Freire Romano é uma das donas da Cae Comunicação e Publicidade, da Capital, que recebeu R$ 800 mil da campanha do petista para a “produção de jingles, vinhetas e slogans”. É, de longe, a principal fornecedora do time petista




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;