Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Cristal quebra com gritos?

Em desenhos, a voz de cantoras de ópera é capaz de despedaçar cristais. Mas isso ocorre de verdade?

Caroline Ropero
28/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

É possível quebrar um copo de cristal com grito bem forte, desde que ele alcance a altura de um alto-falante com cerca de 110 decibéis (unidade que mede a intensidade do som). O problema é que atingir toda essa potência vocal é muito difícil.

Cantores de ópera, por exemplo, treinam anos para conseguir sustentar notas musicais em volumes maiores do que 100 decibéis (o mesmo de um show de rock).

Além disso, é necessário encontrar a nota certa, que fará o copo vibrar. Para descobri-la, basta dar um piparote (movimento em que se estende o dedo médio ou indicador com força sobre um objeto) e ouvir o som emitido. Se conseguir soltar a voz na mesma nota e com a potência necessária, o copo pode quebrar.

Isso ocorre porque as ondas sonoras emitidas fazem as moléculas (<CF51>minúsculas partículas) que formam o objeto ficarem muito agitadas. Desse modo, o copo começa a vibrar. Dependendo da potência e duração do som, o tremor fica tão intenso que faz o material quebrar.

A voz humana é capaz de fazer apenas o cristal (que é bem frágil) se despedaçar. No entanto, sons mais potentes podem fazer com que materiais (como vidro comum) vibrem e sofram alterações.

Um avião de caça da Força Aérea Brasileira – duas vezes mais rápido do que a velocidade do som – voou tão perto do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, que quebrou 65 vidraças do prédio. O deslocamento do ar, causado pelas ondas sonoras vindas da aeronave, provocou o estouro dos vidros. O episódio aconteceu em julho de 2012, durante apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Saiba mais:

Na década de 1970, um comercial de TV mostrava a cantora Ella Fitzgerald, famosa por sua grande potência vocal, estourando taça de cristal com ajuda de alto-falantes.

Em 2005, o cantor de rock Jaime Vendera foi convidado pelo programa Caçadores de Mitos para tentar quebrar taças de cristal com a voz. Após várias tentativas, ele conseguiu!

 

Qual é a diferença entre vidro e cristal?

Há diferença entre o vidro comum, o vidro cristal e o cristal encontrado na natureza. O primeiro é produzido a partir da mistura de substâncias químicas, principalmente sílica (componente da areia), óxido de sódio, óxido de cálcio e óxido de alumínio. Já o vidro cristal é feito especialmente de sílica e óxido de chumbo, que dá bastante brilho ao objeto. É conhecido pela alta qualidade e transparência e costuma ser usado na produção de taças, lustres e objetos delicados.

Já o cristal que existe na natureza é mineral que pode ser achado em vários formatos. Um dos mais conhecidos é a rocha transparente usada na confecção de joias.

 

Thaís Petrocino Benatti, 9 anos, de São Caetano, assistiu a um programa de televisão em que os participantes eram desafiados a quebrar uma taça de cristal com gritos bem altos. “Acho que tem de fazer um som bem fino para conseguir”, diz a menina, que não conhece ninguém que tenha realizado o desafio. “Algumas pessoas faziam o copo vibrar, mas ele não chegava a quebrar”, conta. Thaís também tem curiosidade de saber se isso acontece com vidro comum. “Seria perigoso, pode machucar.”

 

Consultoria de Pierluigi Piazzi, físico e escritor, e Hélio Dias, professor do Instituto de Física da USP.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;