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O valor do contrato, que se estende por seis anos, equivale à metade do faturamento do setor ferroviário para este ano, estimado em US$ 1,2 bilhao, disse nesta quarta-feira o presidente da Associaçao Brasileira da Indústria de Materiais Ferroviários (Abifer), Luís Cesário Amaro da Silveira. Os primeiros US$ 60 milhoes devem ser investidos ainda este ano.
O protocolo de intençoes referente ao plano de recuperaçao dos trens urbanos está sendo negociado desde o ano passado entre a Abifer, Sindicato da Indústria de Materiais Ferroviários (Simefre), Associaçao Brasileira para o desenvolvimento da Indústria de Base (Abdib) e Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.
A recuperaçao dos trens de passageiros sucateados faz parte do Plano Integrado de Transporte Urbano do governo do Estado. O plano foi feito após a polêmica causada pela importaçao de trens espanhóis usados no início do governo Mário Covas.
No ano passado, antes de deixar o cargo para disputar o segundo mandato, o governador assinou um contrato de emergência no valor de US$ 85 milhoes, também destinado à recuperaçao de parte da frota de vagoes e locomotivas que se encontram em péssimo estado de conservaçao por falta de manutençao. Os trens de subúrbio de Sao Paulo atendem a mais de um milhao de passageiros por dia.
A indústria reivindica um programa de financiamento de longo prazo para assegurar condiçoes de planejamento a médio e longo prazos. "O protocolo que deveremos assinar ainda este mês vai permitir manter os empregos que vinham numa curva descendente e talvez até permita a retomada das contrataçoes", afirma Silveira.
Atualmente o setor ferroviário emprega 10 mil trabalhadores. O número já chegou a 32 mil nos anos 70, mas as empresas enfrentaram enormes dificuldades nos anos 80 devido à falta de investimentos. A venda das concessoes da antiga Rede Ferroviária Federal, a partir de 1996, vem estimulando investimentos no setor de transporte de carga.
O faturamento da indústria ferroviária saltou de US$ 600 milhoes em 97 para US$ 850 milhoes no ano passado e deverá chegar a US$ 1,2 bilhao este ano. Agora os fabricantes acreditam que os investimentos podem beneficiar também o transporte de passageiros.
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