Política Titulo Política em Cena
Presidente da OAB-SBC propõe participação no Consórcio Intermunicipal

Luiz Ricardo Bertanha está otimista quanto a parcerias com a Prefeitura de São Bernardo

Angelica Richter
24/04/2025 | 08:00
Compartilhar notícia
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC

ouça este conteúdo

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção São Bernardo, Luiz Ricardo Bertanha, afirmou durante o podcast Política em Cena, do Diário, que propôs ao prefeito Marcelo Lima (Podemos), que também é presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que a entidade tenha participação no colegiado regional.

“Acho importante que o colégio de presidentes da OAB aqui do Grande ABC tenha uma cadeira no Consórcio. Conversamos sobre isso nos nossos encontros entre presidentes. Quem ganharia com isso é a população. Somos os técnicos do Direito. Então, não tenho dúvidas de que muitas das pautas do Consórcio estão relacionadas à legislação. Não é participar de gestão, mas tenho certeza que há muitos temas afetos à advocacia, em que a OAB pode ser parceira dos prefeitos”, pontuou. 

Bertanha também citou promessa de campanha de Marcelo Lima, que afirmou não ter dúvidas que vai cumprir, que é a implementação da Defensoria Pública Municipal na cidade, como forma de atingir maior número de pessoas. “Levei a proposta ao prefeito e na hora ele aceitou. Agora serão captados recursos para a OAB gerir essa parceria, pagando o valor do convênio para os advogados que tiverem inscritos. Aí teremos duas frentes para atender os carentes, a Defensoria Pública Estadual, mas também a municipalização do serviço por meio da Prefeitura”, afirmou. 

Outra proposta encampada por Bertanha é a descentralização do atendimento da OAB, levando o serviço para bairros periféricos. Segundo o advogado, São Bernardo é uma cidade desafiadora, porque o profissional que está em regiões mais afastadas não tem a facilidade de pegar o transporte público para se dirigir à sede da entidade. 

“Temos de olhar essa situação. De que forma? Salas em prédios públicos. onde conseguimos transformar em autoatendimento. (Nesse formato) não se tem gasto nenhum com funcionário. Basta colocar uma mesa, computador, impressora, internet e câmeras. O advogado pode usar esse espaço para atender seus clientes ou fazer uma peça processual. Essa também é uma ação muito importante que precisamos levar para os bairros mais afastados”, disse.

Luiz Ricardo Bertanha iniciou seu segundo mandato consecutivo à frente da entidade no último dia 10. Sua primeira gestão foi focada em unir a categoria, proporcionar capa-citação aos advogados para crescimento profissional contínuo, bem como fazer frente às novas tecnologias.

A entrevista completa está disponível nos canais digitais do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;