Setecidades Titulo Em Ribeirão Pires
1ª Clínica de Cannabis Medicinal do Grande ABC muda vida de mãe e filho

Paula e Ramon, moradores do Parque Aliança, estão entre as 59 famílias beneficiadas pelo óleo da Cannabis no primeiro mês de funcionamento

Da Redação
18/04/2025 | 22:42
Compartilhar notícia
FOTO: Leandro Teixeira/PMETRP

ouça este conteúdo

 Ribeirão Pires se tornou a primeira cidade do Brasil a contar com uma clínica pública de tratamento com cannabis medicinal. Neste sábado (19), a unidade da Prefeitura e da Associação Flor da Vida completa o primeiro mês de funcionamento e já carrega histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo tratamento. Entre elas está Paula Tanaka, de 39 anos, moradora do Parque Aliança.  Seu filho Ramon, 4, está entre os 56 pacientes já em tratamento - no caso do menino para lidar com crises de epilepsia e TEA (Transtorno do Espectro Autista) nível 3.

Paula Tanaka detalha que, desde de bebê, Ramon apresentou sintomas de autismo e recebeu o diagnóstico cedo. Por conta das patologias, e dedicar a ficar 100% com o filho, Paula deixou de trabalhar e destacou o processo. “Desde o começo foi sempre um processo doloroso. O valor do frasco do medicamento era muito alto e sempre foi uma luta muito grande. Através da tia do Ramon, conheci a Clínica que mudou a minha vida”, destacou Paula

Ramon está em tratamento com o óleo de cannabis fornecido pela Associação Flor da Vida há cerca de 20 dias. “A gente vê já uma mudança significativa do Ramon, ele está mais concentrado, os terapeutas da escola estão falando que ele até parece outra criança, algumas crises são muito mais rápidas. Hoje, choro de alegria por ver ele bem”, finalizou a mãe. 

A Clínica Pública de Cannabis Medicinal de Ribeirão Pires está instalada em área concedida pela Prefeitura à Associação Flor da Vida, no Centro Ibrahim Alves de Lima – ao lado da Fábrica de Sal. No local, pacientes com prescrição médica feita por profissionais de saúde passam por avaliação psicológica, de assistente social e têm os pedidos avaliados por equipe especializada. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

São atendidos pacientes com TEA, Alzheimer, Parkinson, fibromialgia e epilepsia. Oitenta e uma pessoas tiveram cadastro realizado e seus casos estão em análise. São priorizados moradores da cidade que estão em maior situação de vulnerabilidade social.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;