ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, concordaram que um "ambiente não discriminatório em termos de taxação de serviços digitais é necessário para permitir investimentos de empresas de tecnologia de ponta", segundo comunicado divulgado pela Casa Branca na manhã desta sexta-feira, 18.
"Os EUA e a Itália reconhecem a necessidade de proteger nossa infraestrutura e tecnologia nacionais críticas e sensíveis, que é o motivo pelo qual nos comprometemos a usar apenas vendedores confiáveis nessas redes e não haverá discriminação entre vendedores americanos ou italianos", afirmaram os governos, na nota.
O aparente acordo entre as duas nações sobre poupar empresas de tecnologia ocorre em um momento de negociações comerciais entre EUA e a União Europeia (UE) para alcançar redução de tarifas impostas pelo governo Trump. Uma das medidas visadas pelo bloco era a taxação de serviços digitais, que poderia atingir big techs como Meta, Alphabet - controladora do Google - e Microsoft.
Anteriormente, autoridades europeias e americanas afirmaram que as negociações seriam exclusivamente entre o país e o bloco econômico, sem acordos individuais entre os EUA e países-membros.
Trump e Meloni se reuniram na quinta-feira para discutir cooperação estratégica entre EUA e Itália em diversas áreas. Em nota, a Casa Branca confirmou que o presidente americano aceitou convite para visitar a Itália em breve e que considera também uma reunião EUA-Europa. "Os Estados Unidos e a Itália concordam em trabalhar para garantir que o comércio entre os Estados Unidos e a Europa seja mutuamente benéfico, justo e recíproco", afirmou o comunicado.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.