Evento promovido pela Prefeitura e pelo Fundo Social de Solidariedade reuniu shows, atividades infantis e entrega de kits
ouça este conteúdo
|
readme
|
Cerca de 9 mil famílias participaram neste sábado (12) da primeira edição da Páscoa da Família, promovida pela Prefeitura de São Caetano e pelo Fundo Social de Solidariedade. O evento, realizado com foco em famílias cadastradas no Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), marcou o período que antecede a data comemorativa com entrega de kits de Páscoa e atrações para crianças e adultos.
Durante a manhã, os participantes receberam uma sacola térmica contendo ovos de Páscoa, caixa de bombom e colomba pascal. A distribuição foi organizada em três horários distintos, no Ginásio Poliesportivo Milton Feijão, para evitar filas e desentendimentos. Além da entrega dos kits, o evento contou com shows musicais, sorteios e atividades voltadas ao público infantil.
O prefeito Tite Campanella (PL) destacou o sentimento de união proporcionado pela ação. “Nós temos aqui 165 mil habitantes e nos sentimos realmente uma família . O evento deste sábado é um extrato disso. Nós juntos, a classe política, a burocracia municipal, junto de toda essa população, os secretários e voluntários. Ficamos muito felizes com isso.”
Idealizadora do nome do evento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Galati, também ressaltou o simbolismo da celebração. “Pensei no nome Páscoa da Família com muito carinho, porque acredito que não tem coisa mais importante na vida da gente do que a família. E como mãe, quero o melhor para os meus filhos e acredito que todos vocês também queiram o melhor para o filho de vocês”, relatou ao público presente.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de São Caetano reverte decisão da Justiça e garante festa de Páscoa
Entre os participantes, a recepção foi positiva. “Foi o primeiro evento do Tite Campanella, mas achei muito bem organizado e estruturado. Gostei muito da bolsa térmica, do ovo de Páscoa. Excelente”, disse Meire Cristina de Souza, 57, assistente financeira, que participou do evento ao lado do neto Theo, de 8 anos. Francisca Santos, 49, auxiliar de produção, também elogiou. “Já recebo alguns auxílios, sempre fui bem tratada nos eventos, não tenho o que reclamar não, e espero que continue. Hoje foi o dia de Páscoa e foi ótimo.”
PROBLEMAS
Apesar do clima de festividade, a festa quase não aconteceu. Dois dias antes do evento, uma decisão judicial, motivada por questionamentos do MP-SP (Ministério Público de São Paulo), chegou a suspender o pregão eletrônico que previa a compra de ovos de chocolate, além de proibir a realização do evento e exigir a divulgação de documentos no Portal da Transparência.
O motivo foi a aquisição dos 9.200 ovos de chocolate entregues pela Prefeitura, ao custo de R$ 2,9 milhões. O MP-SP entrou com uma ação apontando indícios de sobrepreço nos produtos, o que levou a Justiça a acatar o pedido e barrar temporariamente a licitação. O Paço Municipal recorreu da decisão e conseguiu reverter a liminar a tempo de manter a programação.
Tite comentou o episódio, destacando que respeita o papel da oposição, mas lamentou o que classificou como uma tentativa de politizar a celebração. “Tem duas questões. A primeira, respeitamos quem tem voto e representatividade e questiona as coisas que acontecem, mesmo de oposição. A gente respeita porque o papel do vereador, do agente público eleito com representatividade, é realmente fiscalizar os atos do Executivo”, afirmou.
Tite também apontou que houve tentativa de impedir a realização do evento por motivações políticas: “Houve a preocupação também de acabar com essa festa. Nós estamos a anos-luz de distância da próxima eleição, mas houve a tentativa deliberada de atrapalhar esse evento achando que tinha cunho político. Graças a Deus se fez justiça”, concluiu.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.