Economia Titulo Ranking
Brasília, Rio e São Paulo: as cidades mais influentes do Brasil

Essas três cidades concentram as principais decisões empresariais e governamentais, afetando diretamente o restante do Brasil

Da Redação
27/03/2025 | 10:03
Compartilhar notícia
FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

ouça este conteúdo

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades mais influentes do país. Mas o que isso significa? Essas três cidades concentram as principais decisões empresariais e governamentais, afetando diretamente o restante do Brasil.

LEIA MAIS: IBGE: 61% dos municípios não têm presença de principais instituições federais e estaduais


O que faz uma cidade ser influente?


O IBGE analisou dois fatores principais para medir a influência das cidades:


- Presença de grandes empresas: cidades onde estão localizadas sedes de empresas que comandam filiais em outros municípios.


- Importância na administração pública: presença de órgãos governamentais que influenciam outras regiões.


Por exemplo, o Bradesco tem sua sede em Osasco (SP), mas suas decisões afetam todo o Brasil, já que o banco possui agências em várias cidades.


Ranking das cidades mais influentes na economia


1- São Paulo (SP); 

2- Rio de Janeiro (RJ)

3- Brasília (DF)

4- Belo Horizonte (MG)

5- Curitiba (PR)

6- Porto Alegre (RS)

7- Fortaleza (CE)

8- Campinas (SP)

9- Barueri (SP)

10- Recife (PE)


Essas cidades são locais onde estão as sedes das maiores empresas do Brasil, movimentando a economia.

LEIA MAIS: Três cidades da região têm boa classificação em ranking social


Onde estão os maiores empregadores?


Outro critério usado pelo IBGE foi a quantidade de empregos gerados por empresas que têm sedes em uma cidade, mas empregam trabalhadores em outras localidades. Veja as cidades que mais geram empregos em filiais espalhadas pelo Brasil:


- São Paulo (SP): 1.855.722 empregos

- Rio de Janeiro (RJ): 486.696

Brasília (DF): 315.047

- Belo Horizonte (MG): 261.371

- Barueri (SP): 197.356
- Fortaleza (CE): 118.860
- Porto Alegre (RS): 117.568
- Osasco (SP): 108.856
- Itajaí (SC): 103.241

- Curitiba (PR): 99.072


Destaca-se o caso de Itajaí (SC), onde o setor naval e portuário ajudou a cidade a aumentar em quase 80% o número de empregos em relação a anos anteriores.


Influência na gestão pública


Quando o critério é administração pública, Brasília lidera por ser a capital federal e abrigar os principais órgãos do governo. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, que têm histórico de concentração de órgãos federais e estaduais.


A combinação de influência


O IBGE também avaliou as cidades que combinam influência empresarial e governamental. Os três maiores centros nesse quesito são:


- São Paulo (SP)
- Brasília (DF)

- Rio de Janeiro (RJ)


Na sequência, aparecem Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Campinas e Belém.


O que isso significa na prática?


A concentração de empresas e órgãos governamentais nessas cidades impacta diretamente o desenvolvimento de outras regiões. Por exemplo, decisões empresariais tomadas em São Paulo podem influenciar a economia de pequenas cidades, enquanto Brasília define políticas que afetam todo o país.


Com isso, o estudo do IBGE mostra como algumas cidades têm um papel central na vida econômica e administrativa do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;