Venham com suas melhores roupas, para uma foto histórica, teria dito mestre Valentim
ouça este conteúdo
|
readme
|
O cinema.
O clube.
A SPR.
As várzeas...
Ribeirão Pires do Cine Lourdes, seus filmes mudos e cheios de ação. Do Ribeirão Pires Futebol Clube, tão pequenino, ainda embrião. Daquela velha SPR, com sua famosa pontualidade. Ribeirão Pires das grandes várzeas, delas brotando tão bela cidade.
Cf. “Ribeirão Pires Antiga”, letra e música do professor Américo Delcorto.
NOTA – Conjunto de composições datado de 1994 com cópia enviada à Memória em 1996.
A foto de hoje foi publicada aqui em Memória na edição de 2 de julho de 1996. Nenê Cerezoli foi quem nos forneceu, devidamente identificada. O que não publicamos na ocasião foram os comentários escritos que Nenê enviou, todo feliz com comentários em torno da foto na coluna.
Nenê Cerezoli elegeu oito itens: escola, equipe, diretoria, professorado, alunos, dias trabalhados, contratempos e diplomas. E escreveu:
1 - Compare o ensino a uma parte da Terra: a escola.
2 - ...a ser cultivada (equipe).
3 – Diretoria é o agrônomo.
4 – O professorado, os semeadores(as).
5 – Os alunos as plantinhas.
6 – Os cuidados são os dias trabalhados.
7 – Os contratempos, o calor, o frio, as chuvas.
8 – E as colheitas anuais, os diplomas.
Data: 12 de julho de 1996, dez dias depois da publicação.
O MEMORIALISTA
Memória apresentou nosso correspondente, no dia da publicação:
Debalde Felício Cerezoli, o Nenê, é um memorialista e artesão dos mais importantes de Ribeirão Pires.
Por tudo o que já realizou junto ao Museu Municipal Família Pires.
Com doações e obras próprias como presépios, e pelos textos deixados ainda no tempo da encarregada Iracema Mathias Roca.
Meticuloso, Nenê agora fornece à coluna essa rara foto que marca a turma do primeiro ano de 1929 do grupo escolar da cidade.
Mais ainda: Nenê Cerezoli identifica os colegas todos e o professor Valentim e lembra os demais mestres: dona Ida, Antonio Barata, dona Cândida (substituta), Euclides Menato (substituto), os porteiros Fantinho e Simões e as serventes, dona Anarela, dona Luiza Ginesi e dona Vitória Simões.
ATENÇÃO PARA A CHAMADA...
Quase 29 anos depois da publicação da foto, repetimos os nomes daqueles pequeninos, todos sérios, com os agradecimentos ao saudoso Nenê Cerezoli.
Ao fundo: João Streff, Cândido Rocha, Osmar Carpinelli, Felício, Mario Lupi, Augustinho, Miguel Vaiano. Americo Carrapeta, Luiz Bressan e Antonio Silvério.
Fila seguinte: Waldemar Fontes, Alexandre F. Costa, Dorival Beloti, José Cezario, Antonio Carrapeta, Kalil Abrahão, João Cardoso, Caetano Turelli e Silvio de Oliveira Lima.
Segunda fila: Ramiro Peraliz, Sadao, Alberto Marsani, Antonio de Raga e Álvaro.
Sentados: Rodolfo Alvares Angelo Del Santo, Hermínio Berner, Henrique Gueffer, Debalde Cerezoli (Nenê), Hélio Veiga, Lido Andreoli, Nelson, Paulo Nogami e Olímpio.
Todo alinhado, de terno, o professor Valentim.
Crédito da foto 1 – Original: Debalde Cerezoli; reprodução: João Henrique Medice
MENINOS DE RIBEIRÃO. A turma do professor Valentim: entre os alunos, Silvio de Oliveira Lima, na época da publicação residindo em São Bernardo, onde recebera o apelido de Silvio ‘Ribeirão’
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 19 de março de 1995 – Edição 8965
ESPECIAL – Travestis invadem linhas de montagem.
Volkswagen e Refinaria de Capuava tinham travestis em seus quadros de funcionários, que conviviam sem preconceitos om os demais operários.
Eles trabalhavam maquiados e com brincos.
“Comecei a me vestir de mulher, todo mundo me respeitou”, declarava Arlindo Vieira, 23 anos, a Diane Zabarelli, que há seis anos trabalhava na Volkswagen.
MEMÓRIA – Nas colinas de Capuava.
HOJE
Dia Internacional da Felicidade (ONU)
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Em 20 de março, 91 cidades fazem aniversário, das quais 79 localizadas no Rio Grande do Sul, entre as quais Ametista do Sul, Arambaré, Barão do Triunfo e Barão do Guarita.
No Estado de São Paulo, hoje é aniversário de Piquerobi. Elevado a município em 1949, quando se separa de Santo Anastácio, na região de Presidente Prudente.
EM 20 DE MARÇO DE...
1570 - Publicada em Évora, Portugal, a lei que proibia a escravidão indígena no Brasil. Somente poderiam ser escravizados os índios capturados em justa guerra, sabe-se lá o que isso significava.1905 – No Teatro Santana, a empresa E. Hervet estreava um novo cinematografo, aperfeiçoado, prometendo grandes novidades.
1 - Extenso repertório de magníficas vistas animadas, de grande duração e em cores.
2 – Falante, a última perfeição.
3 – A ilusão completa por meio do fonógrafo combinado com o cinematografo.
1955 – Vereadores de Santo André, São Bernardo e São Caetano vinham se reunindo para discutir os problemas do chamado “Triângulo ABC”.
Propunha-se a criação de uma autarquia única para as três cidades. O problema de água e esgotos puxava a fila.
Início de torneio triangular no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano: São Bento local 1, Corinthians Paulista 3. O jogo seguinte seria entre o São Bento e o Juventus da Mooca.
Campeonato Brasileiro de Seleções, segunda partida da semifinal: no Pacaembu, Paulistas 4, Gaúchos 2.
1960 – Manchete do News Seller, antecessor do Diário: Grupo Escolar Felício Laurito, na Fazenda da Juta, em Santo André, abandonado pelas autoridades.
1970 - Inaugurado o primeiro ginásio estadual do Bairro Assunção, em São Bernardo.
São Martinho de Braga
Ou São Martinho de Dume
20 de março
Arte: Paulo César Nunes
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.