Política Titulo Veja os prazos
Contribuintes da região terão até 10% de desconto no IPTU 2025

Apenas Mauá ainda não enviou carnês aos munícipes para pagamento

Natasha Werneck
15/01/2025 | 08:25
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/EBC

ouça este conteúdo

Os vencimentos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2025 nas cidades do Grande ABC já estão definidos. Os contribuintes devem se atentar às datas e condições de pagamento, garantindo descontos que variam de 3% a 10% no pagamento à vista, com prazos de vencimento que já iniciaram na segunda-feira e vão até 25 de fevereiro, dependendo da cidade.

Em Santo André, os carnês começaram a ser enviados aos proprietários de imóveis. Para as indústrias e terrenos, o vencimento da primeira parcela ocorrerá hoje. Já para os imóveis residenciais, comerciais, escritórios e contribuintes com mais de 65 anos ou aposentados, o prazo será no dia 20 de janeiro.

O valor do tributo foi reajustado em 4,7589%, com base na variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) entre novembro de 2023 e outubro de 2024. Os contribuintes podem optar por pagar à vista, com 10% de desconto, ou em duas vezes, com 5% de desconto. Além disso, é possível parcelar o valor em até 12 vezes, desde que o contribuinte esteja cadastrado para obter os benefícios.

Em São Bernardo, a Prefeitura encaminhou os carnês de IPTU aos munícipes ainda em dezembro de 2024, e o pagamento pode ser feito em parcela única com 5% de desconto ou em até 12 parcelas mensais. A primeira parcela venceu em 13 de janeiro, com o pagamento dependendo da zona fiscal do imóvel. O reajuste foi de 4,77%, com base na variação do IPCA-15, referente ao período de 12 meses entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.

São Caetano, por sua vez, não aplicou aumento no valor do IPTU em 2025, limitando-se à correção pela inflação de 2024, com o IPCA de 4,42% de variação. Os vencimentos para o pagamento à vista em cota única ou da primeira parcela ocorrem entre 22 e 28 de janeiro, e o pagamento à vista concede 3% de desconto. O imposto pode ser parcelado em até 12 vezes.

Em Diadema, os vencimentos também ocorrerão no fim de janeiro, especificamente nos dias 27 e 28. O reajuste do IPTU foi de 4,76%, com base no IPCA, e os contribuintes podem pagar à vista, com 5% de desconto, ou parcelar em até 12 vezes.

Ribeirão Pires estabelece o vencimento para a cota única em 25 de fevereiro, com 5% de desconto. Caso o contribuinte opte pelo parcelamento, o valor pode ser dividido em até 10 vezes, com o primeiro pagamento também em 25 de fevereiro. Os carnês podem ser acessados pelo site da Prefeitura ou serão enviados para o endereço do contribuinte.

Por fim, Rio Grande da Serra definiu que os contribuintes poderão parcelar o IPTU de 2025 em até 12 vezes, com vencimento no dia 20 de cada mês, de janeiro a dezembro. O pagamento à vista garante 5% de desconto, com prazo até 20 de fevereiro. O reajuste foi de 4,08%, também de acordo com a variação do IPCA.


EXCEÇÃO

A Prefeitura de Mauá ainda não disponibilizou publicamente informações sobre a cobrança do IPTU de 2025 na cidade. Em resposta ao Diário, a administração alegou que ainda está em definição técnica com a Secretaria de Finanças sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;