Ano sim, ano não; ano entra, ano sai, e aquele amontoado de ferro distorcido enfeiando a velha estação
ouça este conteúdo
|
readme
|
À espera
Se quiser ocultar algo para que seja esquecido basta deixar visível aos olhos do povo.
José Soares da Silva, Memória, 5-5-2023, na Semana Rio Grande da Serra de um ano atrás.
De quem é a culpa? Da Rede Ferroviária? Da CPTM? Do Condephaat? (que a tombou em 2010). Da Prefeitura? Da Câmara Municipal? Da população, que não se indigna?
“Memória” entende que todos têm culpa. Alguns mais – acorda Refesa! Acorda CPTM! – outros menos. Até nós, da página “Memória”, deveríamos cobrar mais.
Prefeita Maria da Penha, solte seu grito de indignação em favor da sua cidade...
Enfim, há um cidadão, o ambientalista Soares, que sempre está a fotografar e a gritar contra o estado da outrora poética passarela dos tempos da São Paulo Railway, hoje transformada em entulho. O mato a encobre.
A ferrugem não dorme
Texto: José Soares da Silva
A memória histórica dos bens e patrimônios das cidades é proporcional à amnésia coletiva quando o efêmero se torna duradouro.
Em abril de 2018 houve o desmanche da passarela pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Em abril de 2024 continua o bem literalmente tombado ao solo.
É preciso reinventar a memória. Vagas lembranças. Lugares do esquecimento. Do esquecer de recordar. Da identidade sem impressão digital, sem filiação referência.
A passarela da Estação Ferroviária de Rio Grande da Serra entrou efetivamente na lista do esquecimento, do abandono e da ferrugem que nunca dorme.
Crédito da foto 1 e 2 – Projeto Memória (25-4-2014)
Crédito da foto 3 – José Soares da Silva
PECADO MORTAL. A passarela histórica e Galeno Morgado em 2014: o pintor perdeu o seu atelier
DIARIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 6 de maio de 1994 – ano 36, edição 8692
MANCHETE – Senna é enterrado como herói e une quatro gerações da Fórmula 1.
Repórter-fotográfico Sérgio Santorio registrava Emerson Fittipaldi, Alain Prost, Gerhard Berger, Rubinho Barrichello e Jackie Stewart carregando o corpo de Ayrton Senna no Cemitério do Morumbi.
ECONOMIA – Inflação disparava no ABC e fica em 49,17%, segundo pesquisa do IMES (hoje USCS).
ADEUS – Morria o maior poeta gaúcho, Mario Quintana, aos 87 anos.
EM 6 DE MAIO DE...
1904 – Do correspondente do Estadão em Rio Grande (da Serra): com a entrada do frio, tem aparecido no bairro do Pilar (Colônia Ribeirão Pires) muitos casos de coqueluche, bronquite e influenza, que tem feito diversas vítimas nas crianças.
Do Jornal do Comércio: foram ultimamente privilegiados pelo governo americano os aparelhos de telegrafia e telefonia sem fio condutor do nosso patrício, o padre Roberto Landell de Moura.
1974 – Falecia João Rosa da Silva, o João do Padre. Foi motorista de vários prefeitos em Santo André, desde o interventor Carvalho Sobrinho, nos anos 40, até Fioravante Zampol, em sua segunda gestão, nos anos 60.
HOJE
Dia Nacional da Matemática e dos Matemáticos, data escolhida em homenagem ao matemático Malba Tahan, que nasceu nesse dia, em 1895.
Dia do Cartógrafo
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo hoje é o aniversário de Irapuru. Elevado a município em 1954, quando se separa de Pacaembu, na região de Araçatuba.
No Rio Grande do Sul, Palmeira das Missões e São Paulo das Missões.
No Espírito Santo, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante.
Em Pernambuco, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão.
E mais: Antonina do Norte (CE), Barcelos (AM), Denise (MT), Goiandira (GO), Ibipitanga (BA), Mandaguari (PR) e Quixaba (PB).
São Domingos Sávio
6 de maio
Italiano (1842-1957). Padroeiro dos adolescentes e das mulheres grávidas.
Ilustração: Canção Nova (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.