Política Titulo Eleição suplementar
Guto Volpi é eleito prefeito de Ribeirão Pires com 38,54% dos votos

Candidato já estava no cargo interinamente desde setembro quando seu pai, o ex-prefeito Clóvis Volpi (PL), teve seu mandato cassado; posse está prevista para 9 de janeiro

Joyce Cunha
Pamela Cadamuro
Do Diário do Grande ABC
11/12/2022 | 19:26
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC

ouça este conteúdo

Atualizada às 8h30 do dia 12/12/22

Em uma contagem de votos acirrada, Guto Volpi (PL) foi eleito prefeito de Ribeirão Pires na eleição suplementar realizada ontem (11). O agora prefeito eleito teve 38,54% dos votos, mas ainda durante a apuração chegou a ficar em segundo lugar na disputa, atrás do adversário Gabriel Roncon (Cidadania), que apesar de constar na urna, estava com a candidatura indeferida e aguardando recurso.

De família política, Guto ocupava o cargo de presidente da Câmara dos Vereadores e, em setembro, assumiu a prefeitura interinamente após a cassação do mandato do prefeito Clóvis Volpi (PL), que também é seu pai. "Agora estamos ansiosos para começar a trabalhar como definitivamente eleitos", disse ele. A posse está prevista para acontecer no próximo dia 9 de janeiro.

Ainda segundo Guto, uma das primeiras providências que ele pretende tomar no pós-eleição é sobre a taxa do lixo. "Debatemos muito sobre a taxa de resíduos sólidos, prometemos e vamos tomar uma atitude quanto a isso, mas com responsabilidade", explicou.

Sobre o secretariado que irá atuar em seu governo, ele disse que pretende dar continuidade ao trabalho do grupo. "Com a vinda do Rubão (vice-prefeito eleito) para o Executivo, fica aberta a vaga na Zema (Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana), vamos discutir tudo dentro do acordo político que nós temos e também preencher o Turismo (a secretaria), que está vago. O restante, é o ritmo que já tem o governo", detalhou Guto.

ABSTENÇÃO ALTA

Ao todo, 58.954 eleitores foram às urnas, o que significa 64,98% do total de aptos a votar. A abstenção ficou em 35,02%, o que equivale a 31.772 mil que não compareceram. Desta conta, 6,31% dos votos foram nulos e 3,33%, em branco.

Além de Roncon, que ficou em segundo lugar, com 31,69% dos votos, o candidato Amigão D'Orto (PSB) terminou com 26,73%, seguido de Carlos Sacomani (PMB), com 1,94%, e José Carlos Agnello (MDB), com 1,11%.

FESTA ANTECIPADA

No comitê de campanha, a comemoração da vitória aconteceu antes mesmo do fechamento das urnas. Com os boletins de urna em mãos, a contagem dos votos foi realizada pela própria equipe de Guto.

"Essa campanha foi muito difícil, mexeram com a nossa família e fizeram de tudo para que o Guto não chegasse à Prefeitura. Mas tenho certeza que o Guto é e será o melhor prefeito para essa cidade", disse o ex-prefeito Clóvis Volpi.

Em um carro de som, além do vice-prefeito eleito Rubão, Guto esteve ao lado de apoiadores políticos, como o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), o deputado estadual eleito Thiago Auricchio (PL) e Marcelo Lima (Solidariedade), vice-prefeito de São Bernardo e deputado federal eleito.

Gabriel Roncon agradece votos, deseja sorte ao eleito, mas vai 'vigiar' a gestão

Segundo colocado na eleição suplementar de Ribeirão Pires com 16.880 votos, o que corresponde a 31,69% dos válidos, Gabriel Roncon (Cidadania) usou as redes sociais, ontem à noite (11), ao lado da candidata a vice, Eliete Vieira (Cidadania), para agradecer a votação obtida. Também parabenizou e desejou sorte ao prefeito eleito, Guto Volpi (PL), mas afirmou que vai acompanhar "de perto e com muita cautela" a administração do liberal nos próximos dois anos.

"Boa sorte ao prefeito eleito, sucesso e prosperidade. Quero que faça o melhor para nossa cidade, porque nós vamos atuar de perto, olhando com muito afinco", disse Gabriel Roncon.

O prefeiturável disse ainda que os 16.880 votos significam maior responsabilidade em relação à atuação política para propor e cobrar ações e serviços que beneficiem a população. "A gente agradece a todos vocês que depositaram esse voto de confiança em nós. Estamos muito orgulhosos, mas também sentimos que aumentou nossa responsabilidade em trabalhar em prol dos moradores de Ribeirão", comentou.

Aproveitou também a votação para fazer duras críticas ao ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB), do qual foi vice, por ter tentado tirá-lo da disputa. "É a resposta (os 32%) ao ex-prefeito Kiko, que de forma agressiva, covarde, tentou nos difamar em todos os momentos da nossa campanha. Esses 32% pedem a ele que vá embora, que deixe Ribeirão para as pessoas de nossa cidade. Adeus Kiko, suma de Ribeirão", atacou.

Em post no Facebook, escreveu que a partir da eleição começa uma nova história para Ribeirão Pires. E que não irá "desistir de fazer da nossa cidade um lugar melhor a cada pessoa que vive aqui". Também agradeceu o empenho de seus apoiadores. "Obrigado a todos que caminharam comigo esses dias, família, amigos, vereadores, lideranças e a todo time."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;