Esportes Titulo
Leao faz promessas no Grêmio e Zinho pode reforçar o time
Do Diário do Grande ABC
20/12/1999 | 21:00
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Dezoito anos depois de ser, como jogador, campeao brasileiro pelo Grêmio, Emerson Leao retornou ao Olímpico nesta segunda-feira na condiçao de técnico, anunciando que o novo time, em fase de montagem, terá disciplina, orientaçao e talento.

A equipe que terminou o Brasileiro/1999 possuía carências mais notórias na lateral-direita, zaga, meia-esquerda e comando de ataque. No seu primeiro dia de Olímpico, Leao disse que a contrataçao de "um meia esquerda, canhoto, é mais do que prioridade". Os primeiros rumores sao de que este jogador seria Zinho, do Palmeiras, que ainda nao teria sido procurado pelo alviverde para renovar contrato.

O fato de Leao descrever o jogador pretendido como "pessoa consistente e com experiência" para ser "um referencial" e compor a base da equipe afinou-se ainda mais com a figura do tetracampeao mundial de 1994. Indagado na rádio Gaúcha se Zinho seria a contrataçao tentada, Leao nao afirmou nem negou. "Este perfil é dele (Zinho) e de muitos outros, do Rivaldo, por exemplo", respondeu.

Zinho seria um dos nomes da lista de contrataçoes entregue por Leao a Fernando Carvalho, candidato derrotado à presidência do Internacional. O técnico, que treinou o Inter até a primeira quinzena de dezembro, deveria permanecer no Beira-Rio, caso Carvalho fosse o vencedor - a eleiçao foi ganha por Jarbas Lima, da oposiçao.

Se Zinho nao vier, o Grêmio terá Robert, hoje emprestado ao Atlético/MG, como opçao. O jogador deverá voltar ao Olímpico em janeiro.

Leao também aprovou a contrataçao, já concretizada, do zagueiro Marinho, do Guarani/SP para substituir Scheidt, cujo passe foi vendido ao Celtic, da Escócia. Acentuou que a torcida "pode esperar" pois o clube "nao ficará só nisso" e irá contratar mais. Absteve-se, porém, de falar em jogadores ou posiçoes carentes.

A lista de Leao contém nomes como o do lateral Zé Maria; do zagueiro Cléber; dos meio-campistas Sousa, Marques e Carlos Miguel e dos atacantes Viola, Valdir r Euller.

Sobre Ronaldinho, destaque da Copa América, ele espera que o meia atue de modo diferente daquele adotado na Seleçao Brasileira. "Deve chegar de trás e nao ficar de costas para a defesa", notou. Acha que Ronaldinho poderá render mais desta maneira, tanto para arrematar em gol quanto para acionar seus companheiros.

A vontade com a terminologia empresarial - seu novo clube está fechando uma parceria com o grupo suíço International Sports Leisure (ISL), que investirá R$ 95 milhoes no negócio - Leao declarou que o Grêmio deve ser "top de mercado". Para tanto, montará uma "estrutura pesada" e precisará de "jogadores de ponta". Nesta segunda-feira, Leao viajou a Gramado/RS, onde avaliaria as condiçoes do local onde a equipe fará sua pré-temporada.

Campeao brasileiro em 1981 pelo Grêmio, é a primeira vez que Leao trabalhará como treinador no Olímpico. Mas é a terceira em que orienta uma equipe do Estado. Já treinou o Juventude e, neste ano, o Inter. No Beira-Rio, sua decisao mais polêmica foi colocar o volante Dunga, o maior salário do clube, na reserva. E sua obra mais importante foi impedir o rebaixamento do clube - ironicamente com um gol de Dunga, no 1x0 contra o Palmeiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;