Nível da água da enchente do Ribeirão dos Meninos chegou a ultrapassar os dois metros de altura
ouça este conteúdo
|
readme
|
Atualizada às 18h43
O bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, ainda apresenta pontos de alagamento na tarde desta terça-feira (12). Já são mais de 30 horas de angústia para moradores e comerciantes da região, a mais afetada pelas fortes pancadas de chuva no município.
Aproximadamente dois quarteirões chegaram a ficar ilhados nos arredores da Rua Afonsina (foto), já que o nível da água da enchente do Ribeirão dos Meninos ultrapassou os dois metros de altura, segundo o Corpo de Bombeiros. Apesar do nível da água ter baixado de ontem para hoje, a vazão é lenta.
Três bombas e um gerador que integram sistema de escoamento queimaram. Moradores relataram ontem momentos de tensão e desespero. Muitos tiveram de ser resgatados com botes e perderam bens materiais.
Durante a tarde, o prefeito Orlando Morando (PSDB) visitou a estação elevatória da Vila Helena, que compõe um dos seis equipamentos de combate às enchentes localizadas nos arredores da Vila Vivaldi. O aparelho, segundo a prefeitura, foi prejudicado pela inundação na cabine de força e teve os painéis elétricos queimados, impossibilitando o funcionamento das bombas. " Foram instaladas duas novas bombas, com capacidade para 1.000 metros cúbicos por hora, no local. Ao mesmo tempo as bombas originais foram religadas, por meio de geradores externos, depois de saírem da submersão. As demais estruturas apresentaram condições adequadas de funcionamento, porém, não foram suficientes para comportar o volume atípico e inesperado de água estimado em 177 mm pela Defesa Civil do Estado", disse a administração.
"Os moradores prejudicados pela chuva também podem procurar a Subprefeitura do bairro para solicitar itens do pacote de medidas anunciado nesta segunda-feira, como alimentos e produtos de limpeza”, completou o boletim, atualizado às 10h. Cerca de 400 atendimentos já foram feitos. (Com informações de Yara Ferraz)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.