ouça este conteúdo
|
readme
|
O reinado mais prolongado – 34 ou 37 anos, segundo os historiadores – foi o de São Pedro, o apóstolo. Desde então, apenas Pío IX reinou mais de 30 anos (junho de 1846 a fevereiro de 1878).
Um total de 13 papas reinaram mais de 20 anos e João Paulo II é um deles, ocupando a quinta posição geral, atrás de Pio VI (1775-1799), cujo pontificado durou 24 anos, 6 meses e 7 dias, mas que na realidade foi mais curto, pois Pio VI, que morreu no exílio em Valencia, havia sido deposto em 1798 e os Estados pontificais foram transformados em República com o acordo de Napoleão.
Na quarta-feira da próxima semana, João Paulo II, eleito Papa em 16 de outubro de 1978 e que assumiu a função no dia 22 de outubro, completará um reinado de 24 anos, 6 meses e 8 dias.
Desta forma ocupará a quarta posição geral, atrás de Leão XXIII (1846-1878), cujo papado durou 25 anos e cinco meses. No dia 18 de maio, João Paulo II celebrará seu 83º aniversário. João Paulo II possui ainda um recorde absoluto, o de Papa que mais santificou na história da Igreja Católica. O atual Sumo Pontífice beatificou 1.310 pessoas e canonizou 465 dos 759 santos proclamados por todos os papas que o precederam desde o fim do século XVI.
Apesar de seus problemas de saúde – sofre o Mal de Parkinson e foi submetido a seis cirurgias durante seu pontificado –, João Paulo II continua comandando a Igreja com grande determinação.
Mesmo obrigado a utilizar uma cadeira de rodas e um estrado móvel em seus deslocamentos, está sempre disposto a percorrer o mundo.
O Papa João Paulo II visitará Madri nos dias 3 e 4 de maio, e em junho visitará a Croácia, em sua 100ª viagem fora da Itália – e a Bósnia.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.