ouça este conteúdo
|
readme
|
O anúncio da convocação foi feito nesta quinta-feira pelo coordenador-técnico da Seleção, Antônio Lopes, sem a presença de Leão. A justificativa apresentada para a ausência de nomes importantes é a disputa final de campeonatos estaduais e da Copa Libertadores da América, com os quais os atletas estariam comprometidos. “Perdemos agora para ganhar na frente”, disse Lopes, ao explicar que alguns nomes foram deixados de lado para serem usados na Copa América, em julho. “Não estamos preocupados com cobrança”, assegurou.
A explicação, no entanto, pode ser contestada, já que jogadores convocados por Leão também estão envolvidos com seus clubes em importantes campeonatos. Se por um lado Juninho Paulista ficou de fora para defender o Vasco na Libertadores, César, do São Caetano, que também disputa o sul-americano, foi convocado.
O mesmo se aplica à convocação de Fábio Costa, Léo, Renatinho, Robert, Dodô e Deivid — todos do Santos. A equipe paulista disputa vaga na final do Campeonato Paulista. A probabilidade da Ponte Preta precisar de Washington na final do Paulista também é grande. Vale lembrar que o atacante de Campinas também foi convocado.
Em entrevista à Rádio CBN, Emerson Leão tentou explicar a razão pela qual não chamou jogadores do Corinthians, base do time que disputou a última partida da Seleção nas Eliminatórias, contra o Peru. De acordo com o treinador, os jogadores do Parque São Jorge não foram incluídos porque disputam a Copa do Brasil, diferentemente do Santos, que já pode “entrar de férias” no próximo domingo, caso seja derrotado pelo Timão. “O Corinthians não fará parte desta lista porque tem outros campeonatos”, esclareceu.
Procurando não prejudicar nenhum clube, Leão afirmou que os jogadores santistas vão se apresentar somente depois do dia 27, se forem campeões do Campeonato Paulista. Assim, o grande diferencial seria a Copa do Brasil e a Libertadores da América. Mas e as convocações de César e Júlio Baptista? Para o treinador, a explicação é simples: ambos foram liberados por seus treinadores, sem problema algum. Segundo Leão, o são-paulino Oswaldo Alvarez permitiu que o meia fosse levado porque já estaria incluído na lista da seleção sub-20. O técnico faria questão do goleiro Rogério, daí a sua ausência.
Internacional — A “pré-lista” de Leão — a definitiva será divulgada na próxima semana — também conta com “surpresas internacionais”. É o caso de Edu, do Arsenal, e de Anderson, do Lyon. Cafu (Roma) e Rivaldo (Barcelona) foram novamente esquecidos. Mas o treinador tem a explicação na ponta da língua: eles precisam permanecer em seus clubes para o final da temporada. Segundo Leão, tudo faz parte de uma “negociação”. O fato de poupar os atletas agora vai beneficiar a Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo. O técnico explicou que poderá convocar os jogadores mais cedo para que tenha pelo menos uma semana de treinamento, o que possibilitará um melhor entrosamento.
A próxima partida da Seleção Brasileira nas Eliminatórias acontece em 1º de julho, contra o Uruguai, em Montevidéu.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.