Esportes Titulo
Roma bate o São Paulo nos pênaltis e conquista a Copinha
Do Diário OnLine
25/01/2001 | 18:15
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O Roma de Barueri conquistou nesta quinta-feira o maior feito de sua curta história de 11 meses: sagrou-se campeão da Copa São Paulo de Juniores, desbancando o favorito São Paulo por 6 a 5 nas cobranças de pênaltis (empate em 4 a 4 no tempo normal). Sempre atrás no placar, a equipe debutante no futebol não se entregou até o final e reverteu uma desvantagem que continuou até as cobranças de pênaltis.

Se as duas equipes proporcionaram um espetáculo da melhor qualidade dentro do gramado, a Polícia Militar e a torcida do São Paulo protagonizaram cenas lamentáveis no lado externo do Pacaembu. Por causa de problemas relativos à venda de ingressos, a Praça Charles Miller e imediações do estádio foram transformados em um campo de guerra.

Dentro das quatro linhas, o domínio do São Paulo foi amplo no primeiro tempo, quando abriu dois gols de vantagem. Ricardo, cobrando pênalti, abriu o placar aos 16. Hugo, de cabeça, ampliou aos 23, aproveitando cruzamento na área.

A equipe paulistana relaxou na segunda etapa e abriu espaço para a reação do Roma. Logo aos 3, a equipe de Barueri diminuiu com Rogerinho, em um pênalti cometido pelo goleiro Abner. Nove minutos depois, Alex Sorocaba aproveitou cruzamento de Itabuna na área e empatou.

Depois de ceder a igualdade ao Roma, o São Paulo decidiu acordar e tentar retomar o domínio da primeira etapa. Renatinho roubou a bola na área e sofreu pênalti, que Ricardo cobrou, aos 20, e devolveu a liderança ao tricolor paulista. Mas o goleiro Abner falhou feio, aos 33, e soltou um cruzamento no pé de Cleir, que rolou para Thiago só completar e homenagear o governador de São Paulo na comemoração. "Força Mário Covas", dizia uma camiseta exibida por ele.

Harison voltou a desempatar em um cruzamento da direita, aos 35, mas o Roma fez valer sua superioridade no segundo tempo e empatou de novo. Edinardo recebeu um lançamento em profundidade na área e chutou de voleio para deslocar Abner e marcar um golaço.

Nas cobranças por pênaltis, as estrelas de Evanardo, Edinardo e do goleiro Gleidison desbancaram o time de figuras já tarimbadas, como o meia Harison, o lateral Alemão e o atacante Renatinho - figuras promovidas constantemente à equipe principal do São Paulo.

A primeira rodada de penalidades acabou em 4 a 4. Cleir perdeu o segundo pênalti do Roma e Harison colocou para fora a quinta cobrança são-paulina. Na série alternada, Gleidson defendeu a cobrança de Batata e Evanardo confirmou o título do pequeno Roma de Barueri.

A equipe de Barueri nasceu em 21 de fevereiro do ano passado, menos de um mês depois de o São Paulo conquistar sua segunda Copinha, contra o Juventus (o tricolor paulista venceu também a edição de 1993, contra o Corinthians). Mas o "São Caetano" da competição, que saiu eliminando times tradicionais como o Grêmio e o Bragantino, calou o Pacaembu - assim como fez o Azulão em alguns dos maiores estádios do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;