Setecidades Titulo
Terminal da V.Luzita será entregue no dia 2
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
23/08/2001 | 21:37
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O terminal de ônibus urbanos da Vila Luzita, as três paradas de ônibus e dois corredores exclusivos na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, em Santo André, começarão a funcionar no próximo dia 2. As obras estão sendo entregues com atraso de cinco meses, em relação ao prazo inicial previsto pela Prefeitura.

Com o sistema em funcionamento, os usuários dos bairros próximos vão gastar menos tempo para ir até o Centro. Hoje, o passageiro leva 45 minutos no trajeto bairro-Centro. A Prefeitura promete reduzir para 30 minutos essa viagem. A baldeação no terminal e nas estações permitirá aos passageiros pagar uma única passagem, de R$ 1,40.

Quinze linhas de ônibus que circulam por bairros como Jardim Guarará, Vila Suíça e Jardim Irene alimentarão o terminal. A partir dali, quatro linhas-tronco partirão em direção ao Centro – duas delas pelo corredor exclusivo da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo e duas pela avenida Dom Pedro I.

Segundo o secretário de Serviços Municipais, Klinger Luiz de Oliveira Sousa, as linhas que partem dos bairros sofrerão poucas modificações em seus itinerários.

As linhas-tronco da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo irão utilizar ônibus articulados, com maior capacidade de passageiros e com portas do lado esquerdo. Os usuários poderão se dirigir ao terminal ou às três estações ao longo da avenida. Na avenida Dom Pedro I, irão circular ônibus comuns em uma faixa preferencial que já está em operação. O secretário estima que 60 mil pessoas utilizarão o sistema diariamente.

Klinger disse que o atraso na inauguração foi provocado por problemas no recapeamento da avenida Mário Toledo de Camargo. “Uma série de obras da Sabesp no ano passado danificou o asfalto e tivemos de restaurá-lo, o que atrasou o cronograma”, disse.

Outro problema, de acordo com o secretário, foi a demora na liberação de verbas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) à empresa que irá operar as linhas, a Expresso Guarará. Ao vencer a licitação, a empresa ganhou o direito de operar o sistema por 25 anos.

A licitação para a obra foi realizada há três anos. Há dois, foi iniciada a construção do terminal e das estações. A obra envolveu também a construção de duas pontes sobre o córrego Guarará, que corre em direção ao Centro, a partir da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo. As pontes, nas ruas Buri e Xavante, servem como opção de desvio aos motoristas que querem retornar pela avenida, já que a conversão direta foi proibida.

De acordo com Klinger, a Prefeitura irá implantar no ano que vem na cidade um sistema denominado integração temporal. Esse sistema consiste, segundo ele, no controle eletrônico de tempo de viagem de ônibus, o que permitirá ao passageiro utilizar duas linhas de ônibus em um tempo determinado a um preço único.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;