Política Titulo
Morando deixa PSB e tem propostas em SBC
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
03/09/2003 | 22:32
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O deputado estadual Orlando Morando está fora do PSB (Partido Socialista Brasileiro) de São Bernardo. Ele pediu esta quarta-feira seu desligamento ao presidente estadual da legenda, Rafael Silva, alegando brigas com a bancada na Assembléia. “Hoje há um certo desentendimento, e sem harmonia é difícil de conviver”, disse Morando. O deputado confirmou que estuda duas propostas de filiação: uma do PL e outra do PSDB. “O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, me convidou, com respaldo do vice-presidente da República (José Alencar), e também o PSDB fez um convite hoje (quarta-feira) pelo próprio governador Geraldo Alckmin. Vou fazer uma ampla reflexão para ver qual será melhor”, disse.

Esta quarta-feira, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, confirmou o convite feito ao deputado Orlando Morando. O deputado federal disse que a proposta foi acertada após conversa com o prefeito William Dib, na viagem que Dib fez a Brasília. Valdemar ofereceu a Morando a presidência da comissão provisória, hoje comandada pelo ex-deputado e atual subprefeito do Campo Limpo, Ramiro Meves. “É o que estamos querendo que aconteça”, disse a liderança maior da legenda liberal. Esta quarta-feira, fontes no Partido Liberal em todo o Grande ABC confirmavam que uma reunião na próxima segunda-feira, em São Bernardo, seria feita para que Morando assinasse a sua filiação ao PL, e que Ramiro Meves provavelmente sairia do partido. O Diário procurou esta quarta-feira o ex-deputado Ramiro Meves na sub-prefeitura do Campo Limpo, mas ele estava em reunião e não retornou a ligação da reportagem.

A notícia do noivado entre Morando e PL causou enorme repercussão entre os políticos liberais e do PT. Até esta quarta-feira o PT dava como certa a aliança com o PL para a campanha a prefeito do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, em São Bernardo. “Está todo mundo estranhando. Como é que pode acontecer isso? A gente tinha uma conversa, inclusive com o deputado Milton Monte (PL), feita pelo Vicente, e do Vicente com o presidente Valdemar Costa Neto”, disse o presidente do PT em São Bernardo, José Albino.

O ex-prefeito Tito Costa, que deixou o PMDB e estava analisando a sua transferência para o PL, disse que foi pego de surpresa com a notícia. “Eu recebi um convite oficial pelo deputado federal Milton Monte, já faz três semanas, que me falava em nome do Valdemar Costa Neto, pedindo para ingressar no PL e ser candidato a prefeito. De forma que também fui surpreendido com essa informação.” Tito disse que continua analisando seu futuro político. “Eu soube que o próprio Milton Monte ficou abalado. Houve uma reviravolta. Mas são coisas da política. As pessoas conversam e desconversam. Estou analisando com muita prudência e cabeça fria”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;