ouça este conteúdo
|
readme
|
As cobras utilizam seu veneno para caçar e se defender, portanto, não morrem com o próprio líquido criado por elas. Se uma cascavel picar outra cascavel, nenhuma delas se envenena. Já no caso de duas espécies diferentes se morderem, uma delas pode morrer. Exemplo disso é o veneno da espécie coral, que é letal para outros tipos de serpentes.
O veneno é produzido no corpo da cobra e armazenado em glândulas (órgão que fabrica e elimina o líquido), localizadas na cabeça e logo atrás e abaixo dos olhos, internamente.
Durante a vida de algumas espécies é comum que o veneno se modifique, no entanto, não fica mais fraco. Na juventude, por exemplo, a jararaca se alimenta de pequenos lagartos e quando adulta começa a caçar roedores.
Há casos de cobras que são imunes ao veneno de outras, como a muçurana, que não é venenosa e se alimenta de jararacas e cascavéis.
CUIDADOS
Quando se é picado por uma cobra a primeira coisa a se fazer é manter a calma, porque o veneno pode se espalhar rapidamente pelo corpo de acordo com os batimentos do coração. Identificar a espécie e procurar um centro médico o quanto antes são o segundo passo.
Cada tipo de serpente tem um veneno, por isso as reações também são diferentes. A picada da jararaca, por exemplo, provoca dor, inchaço, vermelhidão, manchas e bolhas pelo corpo. Já a da cascavel, conhecida por ter um chocalho na cauda, causa dor no local da picada, dificuldade para levantar as pálpebras (camadas que protegem o olho) e insuficiência renal (quando os rins não funcionam normalmente). A picada da coral deixa o local do corpo que foi atingido com uma leve dor e sensação de dormência, além da pessoa ter dificuldades em respirar. <TB>
No Brasil, as cobras causam cerca de 29 mil acidentes por ano, com 0,5% de mortes, segundo o Ministério da Saúde.
Antídoto também é veneno
Quando uma pessoa é picada por uma cobra é preciso ser medicada. O que muitos não sabem é que o soro dado para curar é feito com o próprio veneno da serpente.
O corpo humano não tem tempo suficiente para preparar uma defesa, então é preciso do soro, que são anticorpos prontos (os responsáveis por combater os efeitos do veneno).
PREPARAÇÃO
Após retirar o veneno das cobras, o líquido é encaminhado para a uma centrífuga (máquina que fica movimentando o líquido) para eliminar as impurezas e o mesmo é enviado a criadores de cavalos.
Os cavalos recebem pequenas doses do veneno para se tornarem imudes à substância. Assim, o sangue do animal se torna o antídoto e salva vidas.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.