ouça este conteúdo
|
readme
|
Dois episódios recentes confirmam a máxima popular segundo a qual há sempre uma mulher poderosa para amparar e garantir o sucesso de homens de destaque. Foi apenas depois que a atual mulher, Edna Assunção, negociou com a reportagem da Globo, que o cantor Belchior resolveu conceder entrevista e encerrar a polêmica sobre o suposto desaparecimento que mobilizou a mídia há 15 dias.
Há cerca de um mês, Lucinha Araújo, responsável por todos os assuntos relacionados às atividades profissionais do ex-cantor e tecladista dos Mutantes Arnaldo Baptista, rebateu publicamente acusações do cunhado, o guitarrista Sérgio Dias, de que teria sido responsável pelo rompimento da relação entre os irmãos.
Empresária do cantor e compositor Lobão, Regina Lopes exerce papel fundamental na vida do roqueiro há 18 anos. O casal teve o primeiro contato em um dos momentos críticos da trajetória do artista, em 1991, quando headbangers o expulsaram do palco arremessando latas.
"Nos conhecemos naquele fatídico Rock in Rio. Estava com amigos na sala VIP, nos encontramos e desde aquele dia nunca mais nos largamos", recorda Regina, definida diversas vezes por Lobão como "cúmplice e parceira".
Trabalho e diversão - Antes de empresariar, Regina trabalhou em franquia de loja de surfe e formou-se em fotografia. "Virar empresária dele foi a coisa mais natural do mundo. É um cara extremamente envolvente, que tem um mundo particular sensacional, divertido e inteligente. A gente rala, mas se diverte muito", afirma.
Parceira do cantor em composições como Nostalgia da Modernidade e A Flor do Vazio, ela não poupa elogios a Lobão. "Se marcar com ele às dez horas e um minuto, não vai chegar às dez, mas pontualmente no horário. Acho admirável."
No quesito pessoal, Regina diz que os dois são diametralmente opostos e que, justamente por isso, a parceria dá certo. "Ele dorme superpouco, eu adoro dormir. Ele ama comida apimentada, café forte, música no volume máximo. Não como pimenta e música tem que ser no volume médio. Ele lê três livros ao mesmo tempo e não consigo de jeito nenhum", conta.
Em comum, o casal compartilha o amor pelos animais, o prazer de cozinhar e visão crítica em relação ao governo Lula.
Vivi cuida da imagem de João Gordo
O vocalista do Ratos de Porão e VJ da MTV, João Gordo, tornou-se um sujeito sociável e mais tranquilo desde que conheceu a simpática argentina Viviane Torrico. "Acho que ele está mais civilizado, antes era bicho mesmo. O João preocupa-se mais com os amigos e em como os outros se sentem", conta a mulher do cantor.
Ela conheceu o roqueiro em 1995, quando foi escalada para entrevistá-lo durante turnê da banda na Argentina. Vivi conta que na época já nutria paixão platônica pelo irreverente apresentador, mas só resolveu declarar-se em 2001, quando ele teve grave problema de saúde e quase morreu por conta do abuso de drogas.
Dois anos depois, casaram-se em São Paulo. "O fato de termos filhos pequenos (Victoria, 5 anos, e Pietro, 3) leva ele a querer cuidar mais da saúde. Sempre dizemos que queremos alongar nossa vida o máximo possível para ficar com os filhos", afirma Vivi.
Além de cuidar da família, ela gerencia a carreira do marido. "O João tem várias atividades: trabalha como VJ, apresenta programa e tem a banda. Há muitas pessoas que trabalham com ele, mas eu filtro os compromissos da agenda e dou direcionamento na imagem. Se você vir uma foto dele tirada há dez anos e uma feita hoje, está bem melhor", frisa.
Vivi diz que Gordo tem fortes convicções profissionais e deixa de lucrar por conta disso. "Hoje ele é vegetariano e acho que não faria propaganda para o McDonald's, por exemplo. Assim, não pega trabalhos legais, mas por outro lado, ganha credibilidade. Está sempre em evidência, mas é uma evidência boa."
Claudine cuida de Jair há 24 anos
Há 24 anos, Claudine Rodrigues atua como empresária do marido, o cantor Jair Rodrigues. Além da cumplicidade do casal, ela acredita que a parceria deu certo porque o
artista preserva a serenidade e o bom humor em casa e nos negócios.
"Ele é uma pessoa boa para trabalhar e não reclama de nada. Geralmente trabalhar assim é difícil, tem que separar bem as coisas. Mas a gente consegue", afirma Claudine, que conheceu Jair em 1972.
"Fui com alguns amigos e ele foi com a namorada em uma boate chamada Catedral do Samba (em São Paulo). Lá, a gente trocou telefone. No dia seguinte, marcamos de nos encontrar e estamos juntos até hoje."
Família e vantagens - Claudine não gosta que o marido leve os assuntos profissionais para as conversas na mesa do jantar. "Às vezes, quando ele começa a falar de trabalho, falo para deixar para depois. Porque ele só quer falar sobre música".
Apesar das diversas afinidades, a empresária enumera as diferenças de temperamento entre ela e o marido. "O Jair é mais leve. Sou muito elétrica. Resolvo tudo ao mesmo tempo. Ele diz: ‘Você é tão atacada. Para sair com você, preciso esperar 50 horas'. Fico de mau humor porque tenho muitas coisas para resolver - carreira do Jair, filhos, casa, netos. E pode cair o mundo que ele está rindo", conta.
CD E DVD - Claudine assina a direção-geral do mais recente trabalho de Jair, o CD e DVD Festa para um Rei Negro, lançados em maio para celebrar os 70 anos de vida e cinco décadas da trajetória profissional do músico.
Na ocasião do lançamento, em entrevista ao Diário, o cantor elogiou a mulher ao seu estilo irreverente. "Eu apenas canto e quem cuida de tudo é a Claudine. Dizem que por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Eu digo que ela está ao lado porque atrás de mim não tem nada, véio", comentou.
Além de trabalhar com o marido, a empresária gerencia as carreiras dos filhos cantores Jair Oliveira e Luciana Mello.
Parcerias na vida e na arte
No Brasil e no Exterior, a história da cultura pop está repleta de outros exemplos de mulheres que exerceram ou ainda desempenham papel fundamental na vida de celebridades. No cenário nacional, há casos como o de Jane Reis, casada com o cantor Luiz Melodia. Além de ficar responsável pela produção e os figurinos do intérprete, ela dá sugestões em relação às músicas.
Mulher do ex-vocalista do Sepultura Max Cavalera, Gloria cuidou dos negócios da banda até o início de 1997. Na época, os outros integrantes - inclusive o baterista Iggor, irmão do cantor - resolveram não renovar o contrato com Gloria.
Houve rumores na imprensa de que ela seria responsável pelo desgaste no relacionamento entre os músicos. Resultado: Max saiu e optou por continuar trabalhando com a mulher.
A artista plástica japonesa Yoko Ono também é mencionada até hoje por parcela significativa dos fãs dos Beatles como pivô da separação da banda, em 1970.
À época, Yoko vivia intenso relacionamento com o cantor e compositor John Lennon, que conheceu em 1966, em histórico encontro ocorrido na Galeria Indica, em Londres.
Depois de envolver-se com a oriental, o músico teve a oportunidade de dar vazão às suas preocupações políticas e à vontade de experimentar. Mesmo antes de romper oficialmente com os antigos companheiros, passou a lua de mel deitado em uma cama de hotel em Montreal, no Canadá, para protestar pela paz mundial.
Já a empresária Sharon, mulher do ex-vocalista do Black Sabbath Ozzy Osbourne, é reconhecida por recolocar a carreira do cantor nos trilhos, após anos de abuso de álcool e drogas.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.