Turismo Titulo
Castelo Barão de Itaipava será aberto ao público
Das Agências
06/06/2001 | 18:50
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Tradicional na região serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro, o Castelo Barão de Itaipava será aberto ao público em julho. É uma construção grandiosa que nada fica a dever aos tradicionais castelos europeus. A programação, que só poderá ser feita nos fins de semana, inclui visitas guiadas e um chá no fim do passeio. Aos domingos está prevista a realização de concertos de música.

Os descendentes do Barão J.Smith de Vasconcellos (1884-1933) decidiram abrir as portas do palácio depois de organizar um leilão, em 1993, com todos os objetos que pertenciam ao empresário e que estavam dentro da residência. Agora, a idéia é decorar a casa com peças dos antiquários da região. Da antiga ornamentação restaram apenas quadros de pessoas da família, incluindo o retrato do Barão e de sua mulher, Anna Tereza.

“Queremos montar uma galeria dos antepassados em um dos cômodos do castelo”, diz Mara Smith de Vasconcellos, casada com um dos netos do Barão e uma das responsáveis pelo projeto de abertura da residência.

Há alguns anos, o local se notabilizou por abrir as portas de seus jardins para a realização de festas para jovens, que acontecem em fins de semana de fevereiro, junho e outubro e ajudam a manter a propriedade. Por conta das despesas, os herdeiros chegaram a pensar em vender a propriedade, mas as negociações não se concretizaram. A decisão de ficar com o imóvel, no entanto, pode não ser irreversível.

“Continuamos abertos a propostas”, afirma Mara. Para levar adiante o projeto de visitas no interior da construção, a família se associou à TurisRio e à Fayi Assessoria de Comunicação.

Barão – Médico de formação e pai de sete filhos, o Barão J.Smith de Vasconcellos não seguiu a carreira para ficar à frente dos negócios da família, que chegou ao Brasil com Dom João VI e, tempos depois, investiu no ramo industrial.

No início do século XX – a família não sabe precisar a data da construção do palácio – Smith de Vasconcellos resolveu construir um palácio em Itaipava, distrito de Petrópolis, tendo como modelos as residências de seus ancestrais europeus. “É o único castelo em estilo medieval da América do Sul”, diz Mara.

Em sua viagem para conhecer os castelos dos antepassados o Barão levou um jovem amigo da família, que havia ingressado na faculdade de arquitetura. “O Lúcio Costa não assinou o projeto, mas fez várias sugestões”, diz Mara. O casarão de Itaipava, que levou cinco anos para ficar pronto, está no centro de um terreno de 370 hectares. Ao todo, são 42 cômodos, entre 19 quartos, sete banheiros, sala de música e biblioteca. Do lado de fora, piscina e quadra de tênis.

O material usado na obra foi todo importado: blocos de pedra portugueses, mármore italiano e telhado de ardósia francês. Portas e janelas de jacarandá, vitrais austríacos e ferragens inglesas completam a decoração do ambiente. Da mesma forma, o barão trouxe do exterior os artesãos que trabalharam na obra. Tanto capricho resultou em um castelo digno de história. E aqueles que quiserem conferir já podem marcar um tour no Castelo Barão de Itaipava pelo telefone (0XX21) 9919-7323.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;