Diarinho Titulo
Já era uma hora, já eram duas horas...
Pasquale Cipro Neto
Especial para o Diário
13/12/2009 | 12:00
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Nas últimas colunas, tratamos da concordância de alguns verbos. Falamos de haver, existir, ocorrer, acontecer e fazer, entre outros. Vimos, por exemplo, que, quando é empregado com o sentido de existir, ocorrer ou acontecer, o verbo haver é conjugado na terceira pessoa do singular, em qualquer tempo ou modo: "Há soluções", "Havia soluções", "Houve problemas", "Haverá debates", "Caso haja interessados", "Se houvesse novidades" etc.

Vimos também que os verbos existir, ocorrer e acontecer, que podem ser sinônimos de haver, não têm nada com a história, ou seja, são conjugados no singular e no plural: "Existem problemas", "Existiam soluções", "Ocorreram (ou Aconteceram) acidentes" etc. Também é bom lembrar que, quando é empregado com outros significados, o verbo haver é ‘normal', ou seja, é conjugado no singular e no plural: "As crianças não haviam comido a sobremesa", "Os alunos se houveram bem no exame" etc.

Vimos ainda que, no padrão formal da língua, o verbo fazer fica na terceira pessoa do singular quando é usado para indicar intervalo entre dois fatos ("Faz muitos meses que não vejo seu pai", "Fazia anos que ela não aparecia por aqui").

Depois dessa minirrevisão das últimas colunas, vamos falar de mais um verbo meio complicado. Refiro-me ao verbo ser, outro que, volta e meia, deixa muita gente confusa: já é três e cinco ou já são três e cinco?

Vamos ver como fica isso. Quando indica horário, o verbo ser concorda sempre com o número mais próximo: "Já é uma e cinco"; "Já são cinco para a uma"; "Já são dez para o meio-dia"; "Já é meio-dia e quinze". O mesmo raciocínio se aplica quando o verbo ser é acompanhado por um auxiliar: "Já devem ser duas e meia"; "Devia ser uma e vinte";

"Deviam ser vinte para as quatro quando ela chegou"; "Deve ser meio-dia e quinze". Você certamente percebeu que expressões como meio-dia e meia-noite são do singular: "Já era meio-dia"; "Já é meia-noite". Quando se coloca o número de minutos que faltam para esses horários, a coisa muda: "Já são quinze para o meio-dia"; "Eram dez para a meia-noite".
No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;