ouça este conteúdo
|
readme
|
Mais do que retratar, o espetáculo "Um Homem É Um Homem" interroga. Em cartaz no Teatro Conchita de Moraes, em Santo André, a montagem lança uma série de perguntas: O que é um homem? Um pode ser substituído por outro? Um é nenhum?
Adaptação de obra homônima, escrita pelo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), a peça é encenada pelo Núcleo de Formação 12 da ELT (Escola Livre de Teatro). Na trama, Galy Gay é um pacato estivador, incapaz de dizer "não" às pessoas.
Certo dia como outro qualquer, o homem sai de casa para comprar peixe, dizendo à mulher que voltaria em dez minutos. Enquanto isso, soldados assaltam o templo de um monge para comprar bebidas. Como um se perde, precisam achar alguém que se passe por ele durante guerra de passificação, na qual muitos sequer sabem o motivo de estarem matando.
Este é o momento em que as histórias se encontram. O personagem é arrastado para acontecimentos que culminam em sua desconstrução enquanto estivador Galy Gay e em sua reconstrução como soldado Jeriah Jip. "Por dificuldade de dizer "não", ele passa por um processo de modelagem", conta a diretora Mariana Senne. "Ele está sendo transformado. Resta questionar: Por quem? Para que?".
A transformação que acontece aos olhos do público serve como metáfora para a transformação do homem na sociedade de consumo, que encara as pessoas como seres úteis e utilizáveis. "Fazemos reflexão sobre o homem alienado", aponta. "Cada vez mais, devemos ser sujeito de nossa história e não objetos manipulados por interesses", acrescenta.
Com sessões aos sábados e domingos, "Um Homem É Um Homem" é apresentado por "dois times", conforme denomina a diretora. "Estávamos com uma classe de 17 aprendizes para trabalhar um texto que tinha nove figuras. Dividi-los em dois times foi a maneira que encontramos para que cada ator passasse pela experiência de construção de uma figura", afirma Mariana Senne.
Músicas são executadas ao vivo no espetáculo, que também foi orientado por Ana Roxo, Thiago Antunes, Cristiano Gouveia, Lúcia Gayotto, tendo colaboração de Fernanda Machado, Geogette Fadel, Wagner Antônio e Éder Lopes.
Um Homem É Um Homem - Teatro. No Teatro Conchita de Moraes - Praça Rui Barbosa, 12, Santo André. Tel.: 4996-2164. Aos sábados, às 20h30; e domingos, às 19h30. Grátis. Até 5/6.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.