ouça este conteúdo
|
readme
|
A direçao hidráulica, por sua vez, continua sendo um acessório apenas de conforto. Mas nem por isso deixa de ser um opcional desejado pela grande maioria dos motoristas, principalmente por aqueles que já estao cansados do esforço para estacionar o carro em vagas apertadas. Assim como o ar-condicionado, a direçao hidráulica também pode ser instalada em oficinas e concessionárias mas, embora custe menos, sua instalaçao também nao é unanimidade. Isso porque, em ambos os casos, as adaptaçoes a que sao submetidos os veículos sao o principal empecilho.
O ar-condicionado e a direçao hidráulica figuram entre os equipamentos mais desejados pelo consumidor, seja pela segurança, seja pelo conforto. Nao por acaso, muitas oficinas estao se especializando na instalaçao desses equipamentos, já que os preços praticados pelas concessionárias assustam os motoristas. Mas, como tornam-se a cada dia mais indispensáveis, uma pergunta é inevitável: por que as montadoras nao trazem os dois equipamentos de série em todos os modelos? Principalmente para os carros populares, a resposta é inevitável: o preço.
É por esse motivo que as montadoras ainda produzem os veículos chamados pés-de-boi. Mas nao dá para negar que o ar-condicionado e a direçao hidráulica estao mesmo em alta. Basta verificar a procura por esses equipamentos nas oficinas independentes. A opiniao de especialistas do setor, entretanto, é quase unânime: nao existem vantagens na instalaçao desses itens, independentemente do local onde o serviço seja executado.
De acordo com Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnicos da Ford do Brasil, tanto o ar-condicionado como a direçao sao equipamentos que, quando instalados em veículos para os quais nao foram previstos, acabam interferindo na estrutura do veículo. "Dessa forma, mesmo que seja feita em uma revenda autorizada ou em empresas especializadas, a instalaçao desses opcionais compromete o desempenho do carro", diz Nascimbeni.
Para o supervisor de serviços técnicos da Ford, a queda na performance ocorre porque equipar o carro com um ar-condicionado significa a instalaçao de compressor, condensador e evaporador, que equivalem a quase 60 kg a mais. "Além disso, o radiador de um carro sem ar-condicionado de fábrica tem uma capacidade muito menor de refrigeraçao."
Em relaçao à direçao hidráulica, Nascimbeni afirma que, por mais simples que pareça ser, a adaptaçao envolve toda a parte elétrica. "A conclusao que se tem, entao, é de que a relaçao custo-benefício acaba sendo muito alta para ambos os casos."
Vitor Meizikas Filho, responsável pela área de segurança da Molicar, empresa especializada na avaliaçao de veículos, acredita que a instalaçao dos acessórios nunca traz vantagens ao consumidor. "As versoes básicas, ao saírem de fábrica, nao têm espaço para instalaçoes desses itens, fator que, inevitavelmente, vai trazer prejuízos, já que a garantia do veículo é comprometida, além de causar um efeito contrário ao esperado: em vez de valorizar, o carro fica desvalorizado."
Mesmo diante dessa constataçao, segundo Meizikas, o mercado paralelo - com preços bem acessíveis - registra crescimento porque as montadoras nao oferecem apenas esses dois opcionais ao consumidor. "Sao raras as marcas que permitem a aquisiçao do automóvel sem o pacote completo de direçao e ar, trio e rodas de liga leve, entre outros itens", afirma. "Com todos esses opcionais, um carro popular chega a custar 40% mais. Um Corsa básico, por exemplo, que tem preço de R$ 13,8 mil, com os opcionais chega a R$ 19 mil."
A opiniao de Abel Cruz, coordenador de treinamento da Kia Motors do Brasil, nao é diferente. Para ele, a instalaçao dos equipamentos é problemática, pois, além de perder a originalidade, ela é cara e nao traz garantia de bons resultados. "O ideal é investir um pouco mais e comprar o carro com os acessórios de fábrica. A relaçao custo-benefício vai ser mais compensadora."
O gerente de pós-venda da concessionária Renault Grand Brasil, Ricardo Guimaraes, por sua vez, acredita que se o serviço for executado em uma revenda autorizada existe maior possibilidade de sucesso. "Mas é complicado querer equipar um carro com ar e direçao se a montadora nao oferece esses equipamentos como opcional. Dificilmente o carro vai suportar tais mudanças", afirma.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.