O novo trecho terá 2,5 quilômetros de extensão e vai funcionar nos dois sentidos da via, conectando as imediações da Avenida Lions ao bairro Taboão
ouça este conteúdo
|
readme
|
Com autorização do Ministério dos Transportes, São Bernardo vai ampliar a Faixa Azul para motociclistas até a Avenida 31 de Março. O novo trecho terá 2,5 quilômetros de extensão e vai funcionar nos dois sentidos da via, conectando as imediações da Avenida Lions ao bairro Taboão, passando por importantes acessos aos bairros Paulicéia e Diadema.
LEIA MAIS: Faixa Azul é concluída na Avenida Lions, e prefeitura planeja próxima via
A iniciativa da gestão do prefeito Marcelo Lima vem na esteira dos bons resultados obtidos com a primeira Faixa Azul implantada na Avenida Lions, onde a redução de acidentes envolvendo motociclistas já começa a ser notada. A expansão foi autorizada pela Sebatrab (Secretaria Nacional de Trânsito) e publicada no Diário Oficial da União.
“Estamos ampliando um projeto que tem se mostrado eficiente. A Faixa Azul trouxe mais segurança para quem usa moto, e também mais organização para o trânsito da cidade. Agora, seguimos com responsabilidade e planejamento para atingir ainda mais regiões”, destacou o prefeito Marcelo Lima (Podemos).
Com previsão de conclusão em até 15 dias após o início das obras, a nova faixa pretende melhorar a mobilidade e garantir mais segurança viária. No sentido Taboão, a sinalização se estenderá até a Avenida do Taboão. No sentido contrário, o trajeto leva até a região da Paulicéia, totalizando 4,6 quilômetros de faixa exclusiva para motos.
Além da demarcação horizontal da via, o trecho contará com monitoramento de indicadores como acidentes, fluxo e velocidade média. Os dados serão enviados à Senatran a cada três meses, em conformidade com o programa federal.
LEIA MAIS: Avenida de São Bernardo passa por intervenções para otimizar trânsito
Segundo o secretário de Transportes, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Francisco Carone, a nova Faixa Azul será essencial para ordenar o trânsito em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. “A 31 de Março é um ponto crítico para quem anda de moto. Essa medida traz segurança e fluidez, reduzindo gargalos e prevenindo acidentes”, afirmou.
A decisão também leva em conta dados preocupantes sobre acidentes com motos. Em 2023, foram 1.769 atendimentos registrados pela rede municipal. Em 2024, os números já ultrapassam 2 mil. A expectativa é que, com a expansão do projeto, os índices de colisões e mortes no trânsito com motociclistas comecem a cair.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.