Cultura & Lazer Titulo Filme
Após morte do Papa, 'Conclave' ganha nova relevância; veja onde assistir

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2025, a produção ressurge como um retrato instigante (ainda que ficcional) do processo de escolha de um novo pontífice

Natasha Werneck
21/04/2025 | 18:02
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação

ouça este conteúdo

Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), os olhos do mundo se voltam mais uma vez para os bastidores do Vaticano — e o filme Conclave, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2025, ressurge como um retrato instigante (ainda que ficcional) do processo de escolha de um novo pontífice.

LEIA MAIS: Brasileiros ganham protagonismo no Conclave que definirá novo papa; veja nomes

O longa, dirigido por Edward Berger, mergulha nos corredores silenciosos da Santa Sé e nos dilemas de fé, poder e política enfrentados pelos cardeais durante o ritual do conclave. Baseado no romance homônimo de Robert Harris, Conclave mistura tensão e drama com um toque de mistério, enquanto retrata a eleição papal após a morte de um líder da Igreja.

Na trama, o Cardeal Lawrence (vivido por Ralph Fiennes) é responsável por conduzir uma votação marcada por divisões internas: de um lado, o progressista Bellini (Stanley Tucci); do outro, o tradicionalista Tedesco (Sergio Castellitto). Ainda no páreo, o intrigante Tremblay (John Lithgow) promete reviravoltas. Ao longo dos dias de clausura, alianças são formadas, segredos vêm à tona e a fumaça branca parece cada vez mais distante.

LEIA MAIS: Padre Júlio Lancelotti elogia 'Conclave': 'Belo filme'

Apesar de utilizar algumas licenças criativas, o filme acerta ao retratar o clima reservado e ritualístico do conclave real, de acordo com especialistas em história da Igreja.

Para quem deseja assistir ao longa e entender melhor os bastidores da escolha papal em um momento tão atual, Conclave está disponível no Brasil pelo Amazon Prime Video. Uma ficção que, agora, conversa diretamente com a realidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;