Política Titulo Lembrado pela humildade
Cidades do Grande ABC decretam luto oficial pela morte do papa

Pontífice é lembrado por sua humildade, compaixão e compromisso com os mais necessitados

Da Redação
21/04/2025 | 10:53
Compartilhar notícia
Agostinho Fratini

ouça este conteúdo

Os prefeitos de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), de São Caetano, Tite Campanella (PL), de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), e de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), decretaram luto oficial nos municípios, em respeito à morte do papa Francisco. O pontífice morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta.

O prefeito de Santo André decretou luto de sete dias e declarou, por meio de suas redes sociais, que o Papa Francisco não foi apenas o líder da Igreja Católica, mas uma referência mundial em empatia, diálogo e coragem. "Ele foi um Papa que se aproximou, acolheu e inspirou. Com palavras simples e gestos profundos, ele tocou corações ao redor do mundo, inclusive de quem não era religioso. Sempre ao lado dos pobres, dos excluídos, da paz. Sua mensagem continuará ecoando por muito tempo. E seu exemplo continuará nos desafiando a sermos melhores", afirmou Gilvan. 

Em São Bernardo, o luto oficial também será de sete dias. Segundo a Prefeitura, primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, Francisco deixa um legado de fé, humildade e dedicação aos mais vulneráveis. Sua atuação foi marcada pelo diálogo, pela promoção da paz e pela defesa incansável da justiça social, valores que ecoaram em todo o mundo.

“Que seu legado de amor, diálogo e esperança continue a inspirar gerações. Francisco foi exemplo de fé e compaixão, que tocou corações e transformou realidades. O mundo perdeu um líder, mas sua luz continuará entre nós”, frisou o prefeito Marcelo Lima.

Segundo o governo são-bernardense, como líder espiritual, Francisco aproximou milhões de fiéis, promovendo pontes entre povos e religiões, sempre com empatia, coragem e amor ao próximo. "Sua partida, um dia após a Páscoa, reforça o simbolismo de sua trajetória e missão."

O prefeito de São Caetano decretou sete dias de luto oficial na cidade e disse, por meio de suas redes sociais, que o amor e respeito sempre estiveram presentes nas palavras do pontífice. "É assim que todos devemos nos lembrar deste líder religioso, que espalhou seus ensinamentos a todos os cristãos. Que sejamos mais amorosos, empáticos e solidários, para que nossa sociedade viva tempos de paz", compartilhou Tite Campanella. 

A Prefeitura de Diadema manifestou "profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco" e decretou luto oficial de três dias como forma de homenagear sua "trajetória marcada pela fé, compaixão e dedicação à humanidade".

A Prefeitura de Mauá informou que a cidade amanheceu consternada com a triste notícia do falecimento do papa Francisco,  um líder que transcendeu fronteiras e tocou o mundo com sua simplicidade, humildade e coragem. O petista decretou luto de três dias na cidade. 

Segundo  Marcelo Oliveira, a Sua Santidade, com palavras e ações, ensinou o verdadeiro significado do Evangelho: viver com fé, compaixão e justiça.

“O Brasil e o mundo amanhecem tristes com a notícia do falecimento do Papa Francisco. Nosso líder religioso deixa um legado imenso, marcado, sobretudo, por sua profunda preocupação com os pobres — razão pela qual escolheu o nome Francisco. Que seu exemplo de humildade, compaixão e compromisso com os mais necessitados continue nos inspirando", disse o prefeito. 

"Mauá se une ao mundo em oração e gratidão pela vida de um homem que dedicou sua existência a tornar o mundo mais justo, fraterno e solidário", complementou. 

O prefeito de Ribeirão Pires também decretou luto oficial de três dias na cidade pelo falecimento do papa.  Pelas redes sociais, o Guto destacou o legado de coragem deixado por papa Francisco. "Santo homem que foi exemplo de amor, de doação por aqueles que mais precisam. Deixa como uma de suas principais marcas a busca incessante pela paz. Ganhou o mundo por sua bondade, pela simplicide, e agora descansa com Deus Pai. Que seus ensinamentos sejam inspiração para nossas vidas", afirmou.

Em Rio Grande da Serra, o prefeito lamentou a morte do pontífice e decretou luto oficial na cidade de três dias. “Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento do Papa, uma das maiores lideranças espirituais do nosso tempo. Durante momentos desafiadores para toda a humanidade, como a pandemia, ele se manteve firme, levando palavras de conforto, fé e esperança a milhões de pessoas ao redor do mundo. Sua serenidade diante da dor coletiva e sua sabedoria em tempos de incerteza servem de exemplo para todos nós, especialmente para quem tem a missão de liderar. Inspirados por sua força e compromisso com o bem comum, seguimos com ainda mais responsabilidade em nossa caminhada. Que sua memória continue nos guiando e que descanse em paz", disse Akira Auriani. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;