Atividades fazem parte do projeto Territórios de Cultura, que está presente em 17 bairros; inscrições estão abertas
ouça este conteúdo
|
readme
|
O projeto Territórios de Cultura, iniciativa que proporciona oficinas culturais gratuitas em diversos bairros de Santo André, está com as inscrições abertas para cinco novos cursos: palhaçaria, canto, contação de história, oficina de roteiro e vivências artísticas. Em março, o projeto já havia disponibilizado vagas em 27 oficinas espalhadas em 17 bairros da cidade. As inscrições para as novas oficinas e também para as vagas remanescentes estão disponíveis no link https://bit.ly/oficinas_territorios2025 ou presencialmente nos espaços.
A oficina “Palhaçaria: o riso que desarma”, no espaço A Casa (Centro Artístico de Santo André), é uma das novas oficinas com as inscrições abertas. As aulas vão acontecer às quartas-feiras, de 7 de maio e 29 de novembro, das 19h às 21h. Na oficina, o ator Tércio Emo vai apresentar aos alunos o universo do palhaço, explorando a improvisação, o humor físico e a expressão emocional. Os alunos vão desenvolver seu próprio palhaço, aprendendo a transformar vulnerabilidades em potência cômica. A Casa fica na Avenida Industrial, 1.740, no bairro Jardim. É voltada para maiores de 16 anos.
No Cesa Vila Humaitá vai acontecer a oficina de canto. Em encontros que acontecerão todas as quintas-feiras, das 14h às 16h, entre 8 de maio e 27 de novembro, a cantora Eluna vai ensinar os alunos a explorarem a voz e usá-la para cantar, além de técnicas vocais, performance, expressão e musicalidade. O Cesa Vila Humaitá fica na Rua Guerra Junqueira, 366. Esta oficina é para maiores de 14 anos.
O Cesa Parque Erasmo Assunção também vai abrigar duas das novas oficinas: a de Vivências Artísticas – Teatro, Música, Dança e Cultura Popular, com Fran Rocha –, e a Oficina de Roteiro: de quadrinhos a cinema, com Victor Zanellato. O Cesa Parque Erasmo fica na Rua Ipanema, 253.
A primeira, voltada para maiores de 14 anos, vai possibilitar aos alunos a experimentação de momentos de teatro, música e dança com base na cultura popular, passando por técnicas de expressão cultural e yoga, para que cada participante encontre em si e no grupo novas possibilidades e formas de enxergar o mundo a partir do que acontece no seu território. As aulas são às quintas-feiras, das 18h às 20h, entre 8 de maio e 27 de novembro.
As aulas da oficina de roteiro são às terças-feiras, das 18h às 20h, de 6 de maio a 25 de novembro. Ministrada por Victor Zanelatto, os participantes irão debater variadas formas de construir histórias nas mais diversas linguagens, abordando o processo de pesquisa, a organização da estrutura narrativa, escrita do argumento, e como escrever histórias dos mais variados gêneros, seja fantasia, ficção científica, terror, comédia, drama ou ação. A idade mínima também é 14 anos.
A Casa da Palavra também irá abrigar uma das novas oficinas, de contação de histórias, com André Orbacan. A atividade terá foco nas tradições orais, narração artística, storytelling (arte de contar histórias de forma envolvente, utilizando linguagem, voz, emoções e recursos visuais para transmitir uma mensagem) e mediação de leitura. A oficina, para maiores de 16 anos, será um espaço de discussão sobre o ato de contar histórias, sua importância e poder de transformador. A Casa da Palavra fica na Praça do Carmo, 171.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.