Local teve porta arrombada na madrugada; prejuízo é de R$ 45 mil
ouça este conteúdo
|
readme
|
O Oratório Nossa Senhora Aparecida, da Diocese de Santo André, foi invadido na madrugada desta quinta-feira (17) e teve a porta quebrada, a sacristia destruída e os objetos usados nas missas furtados, de acordo com o padre Vanderlei Ribeiro, assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá.
LEIA MAIS: Grande ABC tem programação diversificada para celebrar Páscoa
Segundo o padre, quando chegou na manhã dessa quinta-feira (17) ao Oratório já encontrou a porta arrombada e o espaço totalmente revirado, com crucifixos e imagens santas jogadas no chão e bancos quebrados. Ao checar o altar deu por falta dos itens usados na cerimônia de eucaristia, como os ostensórios, castiçais, cálices, cruzes e patenas (pratos para depositar a hóstia consagrada), todos objetos feitos com metais nobres, como ouro, prata e bronze. A diocese estima que entre o que foi quebrado e o que foi roubado o prejuízo chega a R$ 45 mil.
“Entristeço-me com a invasão de um lugar sagrado, um desrespeito a um espaço de oração. Isso reflete a triste realidade da falta de segurança pública”, disse padre Vanderlei.
A capela fica próxima dos hospitais Brasil e Mário Covas e é um local muito frequentado pelas famílias que têm parentes e amigos internados, assim como pela comunidade local. Ela foi construída e doada à Diocese em 2019 por Silvia Thomé Portugal, viúva de Gilberto dos Santos Portugal, que construiu o local após uma grande graça alcançada em sua vida.
LEIA MAIS: Homem invade igreja, destrói imagens de santos e foge
“É triste para nós católicos que um lugar sagrado seja violado por pessoas sem respeito à religião e à propriedade alheia. O assalto a igrejas se tornou frequente na região. Perdoamos as pessoas que cometem este sacrilégio, mas gostaríamos que não se repetissem estes atos. A impunidade não pode continuar reinando na sociedade para certas pessoas que depredam, arrombam e roubam, especialmente igrejas”, disse o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da Diocese de Santo André, que atua nas setes cidades do Grande ABC.
O Oratório Nossa Senhora Aparecida é um espaço de culto religioso, mas não tem status de paróquia ou de santuário. O local abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e tem missa os domingos, às 16h.
O furto foi foi registrado no 2º distrito de Santo André.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.