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Páscoa beneficiará 61 mil pequenos negócios em SP

Consumidores pretendem gastar em média R$ 250 nas compras para o dia festivo

Da ABr
18/04/2025 | 08:19
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FOTO: Denis Maciel | DGABC

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Os consumidores de São Paulo pretendem gastar R$ 250, em média, com as compras no feriado da Páscoa. Segundo pesquisa do Sebrae-SP, as vendas devem beneficiar 61 mil pequenos negócios no Estado.

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A pesquisa Indicadores Sebrae-SP, feita com a colaboração da Fundação Seade, aponta que 41 mil comércios são MEIs (Microempreendedores Individuais) e outros 20 mil são micro e pequenas empresas.

Os ovos de Páscoa lideram as vendas dos pequenos negócios, citado por 74% dos entrevistados. Na sequência estão os chocolates em geral (59%) e os ingredientes e bebidas para as confraternizações do almoço e do jantar, como pescado e azeite.

A opção pelos pequenos empreendimentos deve-se pelos preços praticados por este segmento do mercado, conforme 37% dos entrevistados. Qualidade do produto e as ofertas vêm depois, respectivamente, com 33% e 27% das menções.

VALORES GASTOS

A pesquisa do Sebrae-SP revela também que o valor gasto nesta Páscoa nos pequenos negócios deve ser 42% maior na comparação com o feriado do ano passado. Já 32% disseram que vão gastar valores semelhantes a 2024, sendo que 16% devem ter uma Páscoa mais barata do que a passada.

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De acordo com o consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves, a pesquisa mostra que, dos que pretendem gastar mais com a Páscoa este ano, 48% acreditam que esse aumento ficará em torno de 5% e 10%.

Os pequenos negócios são fortemente dependentes do consumo interno. Assim, seu faturamento é impactado pelas vendas em datas comemorativas, como a Páscoa, relevante para diversos segmentos do varejo de alimentos”, explica.

COMÉRCIO

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) relata aumento médio de 14% nos preços dos ovos de chocolate e produtos relacionados (bombons, mini ovos, coelhos e barras). Já as colombas ficaram 5% mais caras que em 2024.

Mesmo assim, o setor projeta aumento entre 8% e 12% no consumo durante o período da Páscoa, mesmo diante de um cenário marcado por alta de preços nos principais produtos típicos, que registram, em média, elevação de 12,5% em relação ao ano anterior.




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