Presidente nacional do PSD se reuniu com o ex-prefeito Paulo Serra; ambos são cotados como candidatos ao governo do Estado para 2026
ouça este conteúdo
|
readme
|
A visita do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ao Grande ABC, ontem, colocou em um mesmo lugar dois potenciais candidatos ao governo estadual, bem como os prefeitos das duas maiores cidades da região, Santo André e São Bernardo.
Kassab, que não descarta a possibilidade de disputar o Palácio dos Bandeirantes em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida concorrer à Presidência, participou de almoço em tradicional restaurante de Santo André juntamente com o ex-prefeito andreense Paulo Serra (PSDB), que aparece em pesquisa recente como potencial candidato ao governo do Estado no próximo ano.
Completando o cenário, a reunião contou com os prefeitos Gilvan Junior (PSDB), de Santo André, e Marcelo Lima (Podemos), de São Bernardo, que também preside o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e é responsável por reunir novamente as sete cidades no colegiado, além de trazer o prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), como associado.
A força política de ambos os prefeitos foi expressa nas urnas em 2024, quando Gilvan venceu no primeiro turno com 60,98% (221.410) dos votos válidos, e Marcelo Lima conquistou o Paço em 27 de outubro com apoio de 55,74% da população (205.831 sufrágios).
A capilaridade política de Paulo Serra – eleito para primeiro mandato com 78,21% dos votos válidos e reeleito com 76,88% – o colocou entre os nomes mais lembrados na disputa pelo Governo do Estado para 2026, sendo citado nos sete cenários do mais recente levantamento do Paraná Pesquisas (realizado em fevereiro).
O tucano alcança 6,5% da preferência dos eleitores, fazendo frente a grandes lideranças, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), bem como do influencer Pablo Marçal (PRTB).
O levantamento avaliza o trabalho realizado por Serra em Santo André e mostra que a força do Grande ABC transcende o território regional. Prefeito por dois mandatos consecutivos, o tucano encerrou o ciclo no Executivo em 2024 com aprovação de 80,1%, segundo levantamento realizado em dezembro pelo Paraná Pesquisas a pedido do Diário.
Em entrevista recente, o andreense, que também é presidente estadual do PSDB, afirmou que seu governo em Santo André deu bons exemplos e devolveu o protagonismo político ao Grande ABC. Disse ainda que, mais que um número e a lembrança de seu nome a governador, está a importância de ter sua gestão bem avaliada por ter feito política com conteúdo.
LIDERANÇA
Ao Diário, Kassab afirmou que o governador é seu líder e que a disposição é continuar a acompanhá-lo. “O projeto do governador e as lideranças que ele apontar, qualquer que seja o cargo, de qualquer chapa, estaremos alinhados. A questão da disposição (de concorrer ao governo) para quem está na vida pública é permanente. Porém, o importante é o alinhamento. Estamos 100% alinhados sob a liderança de Tarcísio”, pontuou.
Sobre a possibilidade de fusão entre PSD e PSDB aventada em meados de fevereiro, Kassab afirmou que não está conduzindo essa discussão. “Tenho maior respeito pelo PSDB. O importante é que o PSD encontre seu caminho, como sempre encontrou e continue prestando os bons serviços para o Brasil e para o Estado”, disse.
Na região, o PSD conquistou a terceira maior bancada no pleito de 2024, com 13 vereadores, ficando atrás do PL (com 17) e PT (16). Já em nível nacional, o partido de Kassab vem crescendo continuamente e passou a governar a maior população do país: 37 milhões de pessoas.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.