Modelos híbrido e remoto, com 15,6% dos
ouça este conteúdo
|
readme
|
O trabalho presencial dominou as vagas abertas por PMEs (Pequenas e Médias Empresas) em 2024. Enquanto isso, os modelos híbrido e remoto perderam espaço.
LEIA MAIS: Região tem 8.724 firmas fechadas durante janeiro
Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Sólides, empresa de tecnologia destinada à gestão de pessoas para as PMEs.
Os dados mostram que o modelo presencial continua amplamente dominante, com aumento de 2,1% em relação a 2023, enquanto os modelos remoto e híbrido apresentam queda significativa, de 7,4% e 20,4%, respectivamente.
Em 2024, 89,7% das vagas abertas pelas mais de 35 mil PMEs parceiras da HR Tech foram para o modelo presencial, contra 87,8% de 2023. Já o modelo híbrido respondeu por 6% das oportunidades (queda de 7,6% em 2023) e o remoto, por 4,2% (ante 4,5% no ano anterior). Somando remoto e híbrido, a queda proporcional foi de 15,6%, evidenciando um movimento contrário à flexibilidade que marcou os anos anteriores.
LEIA MAIS: Leilão do Trem Intercidades é antecipado para este ano; SPI prevê 11 leilões em 2025
Para Ale Garcia, cofundador da Sólides, os números refletem tanto o perfil das PMEs quanto o contexto econômico brasileiro. “As pequenas e médias empresas têm uma forte presença local e, muitas vezes, dependem de atividades que exigem a interação presencial. Além disso, o atual cenário econômico motivou uma necessidade maior de proximidade com as equipes, o que pode explicar a preferência crescente pelo modelo presencial.”
Os dados também apontam que, embora o trabalho remoto e híbrido sejam reconhecidos por sua eficiência em determinados setores, eles enfrentam desafios estruturais e culturais em muitas PMEs. “A adoção do trabalho remoto exige investimentos tecnológicos e adaptações que nem todas as empresas conseguem implementar rapidamente”, diz o especialista.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.