Conteúdo aborda temas como direitos trabalhistas, saúde, segurança no trabalho, e cidadania
ouça este conteúdo
|
readme
|
A UFABC (Universidade Federal do ABC) abriu inscrições para o curso gratuito Qualificação Social e Profissional no ABC: Trabalho Doméstico, Trabalho Mais que Decente, voltado para a capacitação de trabalhadores domésticos da região. Em sua primeira edição, o programa oferece 600 vagas e aborda temas essenciais como direitos trabalhistas, saúde, segurança no trabalho e cidadania, contribuindo para a valorização e profissionalização da categoria.
Com carga horária de 200 horas, o curso será ministrado presencialmente aos sábados, das 9h às 17h, entre março e julho, nos campi de Santo André e São Bernardo do Campo. No momento da inscrição, os candidatos devem indicar o local de preferência para as aulas. Além da formação, os participantes receberão um auxílio financeiro de R$ 2.000,00, dividido em cinco parcelas, para cobrir custos com transporte e alimentação.
As vagas são limitadas e a seleção será feita com base na análise dos documentos apresentados no momento da inscrição. Há vagas destinadas à ampla concorrência, além de cotas para grupos específicos, incluindo pessoas negras (pretas e pardas), pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas trans e refugiados.
O curso faz parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional e conta com financiamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As inscrições podem ser feitas presencialmente no dia 8 de fevereiro, das 10h às 14h, no campus Santo André da UFABC, ou online até o dia 16 de fevereiro, pelo site oficial do programa (https://ufabc.net.br/cursodomesticas).
Em 2024, o Grande ABC celebrou a formação da primeira turma do Programa Manuel Querino, fruto de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a UFABC, reforçando o compromisso com a qualificação profissional e a inclusão social na região.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.