Inscrições para o Sisu começam já nesta sexta-feira (17)
ouça este conteúdo
|
readme
|
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira (13) os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. Confira abaixo como acessar a nota e acompanhe os prazos para ingresso no ensino superior via Sisu, Prouni e Fies.
De acordo com o orgão, o resultado é a principal porta para ingresso em universidades no Brasil e em instituições de Portugal, além de programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante.
Em 2024, foram registradas 4,32 milhões de inscrições e 73,5% de presença, um crescimento expressivo em relação a 2023 (3,93 milhões de inscrições) e sobre 2022 (3,47 milhões).
Conheça os programas que usam as notas do Enem:
SISU
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e do perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.
Inscrições: 17 a 21 de janeiro
Chamada regular: 26 de janeiro
Matrícula ou registro acadêmico: 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação, tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, ofertados por instituições privadas que participam do programa. O Fies Social destina-se ao atendimento das necessidades de estudantes de baixa renda. Essa versão tem o objetivo principal de oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como reserva de 50% das vagas, em cada edição dos processos seletivos e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Inscrições: 4 a 7 de fevereiro
Resultados: 18 de fevereiro
Início da convocação da lista de espera: 25 de fevereiro
ProUni
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.
Inscrições: 24 a 28 de janeiro
Primeira chamada: 26 de janeiro
Segunda chamada: 26 de março
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.