ouça este conteúdo
|
readme
|
A USCS (Universidade Municipal de São Caetano) abriu o primeiro curso de graduação em musicoterapia do Grande ABC. Com início previsto para 2025, terá duração de quatro anos e vai integrar a Escola de Saúde da faculdade, com aulas ministradas no campus Barcelona (Avenida Goiás, 3.400).
A coordenadora do curso, Lilian Engelmann, mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), afirma que a faculdade projeta criar uma clínica para atendimentos de musicoterapia.
Em abril de 2024, a lei número 14.842 regulamentou a profissão e estabeleceu a obrigatoriedade de diploma em musicoterapia para exercer a carreira. “É importante que a USCS tenha acolhido essa demanda. Será a primeira turma no Grande ABC. A grade é bem atual, moderna, em relação aos cursos que são da área da saúde e integrados às ciências humanas. A professora Sandra Bertelli, de psicologia, fez toda a articulação para apresentar o curso. Eu montei a grade”, comenta Lilian.
O curso vai abordar intervenções musicoterapêuticas em quatro áreas: saúde, social, educação inclusiva, organizacional e do trabalho.
“Uma consulta de musicoterapia engloba a receptividade, que é ouvir música, e a expressividade, que é fazer música. Partimos do princípio que todos têm musicalidade. Estamos muito felizes com a inauguração desse curso na região”, complementa.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.