Que chaveiro é este, com uma plaquinha, uma identificação, o nome Diário do Grande ABC e a frase “Sabe a quem pertencem estas chaves”?
ouça este conteúdo
|
readme
|
“Memória” abordou o assunto em sua edição de 9 de maio de 2015, quando fomos procurados pela psicóloga Valéria Proença. Dra. Valéria focalizou o chaveiro herdado do avô, Alpheu Buzatto, falecido em 1990, aos 96 anos.
“Memória” então escreveu:
No que consistia o tal chaveiro personalizado? Resposta: uma garantia a mais de segurança pessoal ao assinante do Diário.
Quantas vezes cada um de nós perdeu o seu chaveiro? E agora, como abrir a casa, o estabelecimento comercial, a porta do carro? Como localizar as chaves perdidas?
Ao assinante do Diário era mais fácil, havia uma esperança mais concreta, graças ao sistema de identificação do chaveiro, que continha o número e série no verso de uma chapinha, controlados pelo jornal.
O PROJETO
A iniciativa é de 1978, pelo atual Departamento de Marketing do Diário. Teve relativo sucesso, 45 anos atrás. Hoje os tempos e modos de comportamento e segurança enveredam pela era da informática.
É provável que outros antigos leitores ou seus descendentes ainda preservem, como lembrança, aquele sistema que propunha sigilo absoluto sobre a identidade dos proprietários.
HISTÓRIA
Em 26 de novembro de 1978, Mário, morador do Jardim do Estádio, em Santo André, tornava-se o primeiro assinante do Diário possuidor do chaveiro personalizado a recebe-lo de volta depois de perde-lo dentro de um ônibus.
O TEMPO PASSA...
Quarenta e cinco anos depois do lançamento do “chaveiro mágico”, oito anos depois de o tema ser focalizado aqui em Memória, Marco Antonio Joares recorre ao blog de Maria Claudia Ferreira com fotos do seu chaveirinho.
Diz que usou de subterfúgio e telefonou ao Diário para dizer que encontrou o chaveiro e a atendente disse desconhecer o assunto. Nada mais natural, já que o projeto de há muito foi desativado.
O missivista não diz o nome da atendente, chamando-a de “moçoila”.
De qualquer forma, nos desculpe, Sr. Marco Antonio Joares. Não fique nervoso. A suposta atendente de quem o senhor fala não tem culpa de nada.
Se o senhor fosse direto ao assunto, contasse a história do seu chaveirinho, falasse a verdade, não inventasse moda, tudo seria resolvido sem a necessidade de o senhor ser ríspido e escrever o que escreveu no blog da Cláudia.
O Diário do Grande ABC e sua equipe não merecem aqueles ataques gratuitos. Ficamos todos tristes e indignados com a sua atitude.
Sobrevivem o registro histórico e a colaboração propositiva da Dra. Valéria, a quem agradecemos uma vez mais pela parceria e a parabenizamos pela homenagem ao avô querido.
Crédito da foto 1 – Banco de Dados/Andréa Iseki; reprodução: Claudio e Renata Medice
MEMÓRIA CONSTRUÍDA. Valéria Proença e o chaveiro que pertenceu ao avô Alpheu Buzatto: subsidio à memória do Diário do Grande ABC, como escrevemos em 2015 e repetimos hoje diante da pegadinha de um outro leitor
DIARIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 5 de dezembro de 1993 – ano 36, edição 8562
MANCHETE – Relator da CPI do Congresso (deputado Roberto Magalhães, PFL-PR) pode pedir a cassação de 15 parlamentares envolvidos no esquema de corrupção.
EM 5 DE DEZEMBRO DE...
1863 - Inaugurada a Estrada do Vergueiro, de São Paulo a Santos, cortando São Bernardo, depois do restauro feito por José Vergueiro num dos antigos Caminhos do Mar.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é aniversário de Sertãozinho (1896) e Taubaté (1645).
Em Goiás, Alto Paraíso de Goiás e Santo Antonio de Goiás.
No Piauí, Anísio de Abreu, Barreiras do Piauí, Barro Duro, Cristalândia do Piauí, Redenção do Gurguéia e Santa Luz.
Na Paraíba, Monte Horebe e Salgado de São Félix.
No Paraná, Jundiaí do Sul e Querência do Norte.
E mais: Guarará (MG), Mojuí dos Campos (PA), Nova Brasilândia (MT), Quissamã (RJ).
Hoje também é aniversário de Maceió, capital de Alagoas.
HOJE
Dia Nacional da Pastoral da Criança
Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social
Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade
Dia Internacional de Leo Clubes.
Santa Crispina
5 de dezembro
Mártir de Tebaste, na Argélia, Norte da África. Faleceu em 5 de novembro do ano 305.
Ilustração: Portal A12 (Reze-no-santuário)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.