Mensagem falsa alerta para problemas na conta ou cartão de crédito e orienta vítima a ligar para determinado número
ouça este conteúdo
|
readme
|
O telefone celular se tornou ferramenta para que bandidos consigam aplicar golpes. Eles usam os recursos do aparelho para ludibriar as pessoas, conseguir acesso a contas bancárias e desviar recursos de contas, principalmente dos idosos, que têm menos familiaridade com a tecnologia.
Com mensagens enviadas por SMS ou aplicativos como WhatsApp ou Telegram, golpistas abordam pessoas se passando por funcionários de banco com informações sobre uma transação suspeita, com valor alto em uma compra no varejo, solicitando que a vítima entre em contato com uma suposta central de atendimento para esclarecer a questão.
No texto da mensagem aparece um número 0800, que supostamente seria de uma central telefônica de um banco ou de uma área de cartões de crédito. Eles se utilizam dessa técnica para trazer maior credibilidade para a mensagem.
Os golpistas utilizam o nome do banco e ‘alertam’ para uma compra aprovada em um determinado valor em alguma loja do varejo conhecida. Dizem que, para confirmar, o cliente deve digitar o número 1, mas que caso desconheça a transação, o consumidor deve ligar para uma central de 0800.
Como a compra é falsa, ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente. E que para resolver o assunto, o consumidor deve fazer uma transação para regularizar o problema, ou ainda pede dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.