ouça este conteúdo
|
readme
|
Essa importante cidade alema, berço de indústrias como Mercedes-Benz e Porsche, oferece muitos outros atrativos para quem gosta de tomar um banho de civilizaçao e história. Todos os principais edifícios do centro da cidade, como o Palácio Novo (Neues Schloss) e o Palácio Velho (Altes Schloss), foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Mas todos estao lá novamente, no mesmo lugar.
Os edifícios foram reconstruídos de forma idêntica ao que eram antes. Tanto que é quase impossível acreditar que aquelas paredes que cheiram história nao sao de séculos atrás, mas de apenas algumas décadas. O único prédio que nao sucumbiu aos bombardeios foi o do Teatro Nacional de Stuttgart, construído entre 1909 e 1912, onde se apresentam o Balé e a Opera de Stuttgart. Ali a bailarina brasileira Marcia Haydée é uma das estrelas.
O Palácio Novo, uma construçao em forma de u cuja frente dá para a Schlossplatz (Praça do Palácio), tem 365 salas, sendo a ala frontal reservada para recepçoes. A ala esquerda abriga o Ministério da Fazenda, e a da direita, o Ministério do Esporte e da Cultura do Estado. Em estilo clássico, sua construçao foi finalizada em 1807, e sua reconstruçao durou dez anos (1958/1968).
A reconstruçao do Palácio Velho aconteceu entre 1948 e 1970. Originalmente começou a ser construído no século X, e foi ampliado em 1325 e 1553, convertendo-se num palácio renascentista em 1570. Mas nao sao só prédios antigos que podem ser vistos. A Nova Galeria Nacional, construída entre 1979 e 1984 pelo arquiteto britânico J.Stirling, é uma marco da arquitetura pós-moderna. Dentro dela há muitos quadros de Picasso e Matisse, entre outros.
Outra atraçao é a Stiftskirche, igreja de estilo gótico construída no lugar em que se encontrava uma basílica romana do século XII. Sua torre mede 61 m. Mas um dos orgulhos da cidade é outra torre: a Fernsehturm. Trata-se da primeira torre de televisao desse tipo no mundo, erguida em concreto armado, entre 1954 e 1956. A 150 m de altura está um restaurante e uma plataforma panorâmica de onde se contempla de forma excepcional toda a cidade e o vale do rio Neckar, onde se situa Stuttgart. Para quem nao quer comer nas alturas, há outro restaurante no térreo.
Aqueles que gostam de caminhar vao encontrar na capital de Baden-Württemberg um prato cheio. Há jardins (garten, em alemao) até no nome. A origem da cidade - e o nome dela, por conseqüência - remonta do século X, quando o local era usado para pastagem de éguas (stute). Ou seja: a palavra Stuttgart é derivada de jardim das éguas.
A partir do século XIII, a cidade foi residência dos duques. Seus espaços verdes enchem os olhos. E o melhor é que todos os jardins sao unidos por passarelas sobre as ruas, numa extensao de 9 km. É possível, por exemplo, passar de um jardim para outro sem atravessar uma rua sequer.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.