Cultura & Lazer Titulo
'Mad Maria': aventura amazônica
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
25/01/2005 | 14:05
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

A barra-pesada que foi a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, na floresta Amazônica, no início do século passado. No Rio, os bastidores políticos da empreitada, incensados pelo glamour da então capital federal. São esses os dois focos temáticos principais que serão abordados em Mad Maria, minissérie em 35 capítulos que estréia nesta terça-feira na Globo após o Big Brother Brasil, às 23h, com exibição de terça a sexta-feira.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1980 (não foi gravada à época dada a falta de recursos técnicos), baseada no livro homônimo de Márcio Souza e com direção geral de Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim, a minissérie traz no elenco nomes como Ana Paula Arósio, Fabio Assunção, Antonio Fagundes, Walmor Chagas, Juca de Oliveira, Tony Ramos, Priscila Fantin, Milton Andrade e Cássia Kiss – os dois últimos, de São Caetano. A atração integra as comemorações pelos 40 anos da emissora.

Ao custo da vida de milhares de trabalhadores de várias nacionalidades, a Madeira-Mamoré foi construída para atender aos interesses políticos e comerciais de autoridades nacionais e internacionais, com o objetivo de transportar a borracha produzida na Bolívia e no Acre até o Rio Amazonas e, depois, ao Atlântico, para exportação.

Nesse cenário, Ana Paula Arósio vive a pianista Consuelo, personagem que, após um naufrágio, perde o marido Alonso (Gabriel Tacco) e um piano. Encontrada por operários da ferrovia ela redescobre o amor na floresta, ao conhecer o médico Richard Finnegan (Fabio Assunção). Faz ainda um grande amigo, o índio Joe Caripuna (Fidellis Baniwa). Cheiro de triângulo amoroso no ar...

Já no Rio, o ministro da Viação e Obras Públicas J. de Castro (Antonio Fagundes), casado há anos com Amália (Cássia Kiss), encontra Luiza (Priscila Fantin) e se tornam amantes. O empresário norte-americano Percival Farquhar (Tony Ramos), dono da Madeira & Mamore Railway Co., tenta então usar Luiza para chantagear o ministro e conseguir que ele libere documentos que autorizem suas empresas a realizar obras pelo Brasil, a ferrovia entre elas. Milton Andrade, ator do Grande ABC, interpreta Gustav, alemão que arregimenta compatriotas vindos para trabalhar na construção da estrada de ferro.

Mad Maria foi gravada em parte em Rondônia, nos mesmos locais da trama original. Para recriar algumas locações do Rio do início do século passado, foram utilizadas fotografias de edifícios e monumentos antigos e maquetes – a inserção de pessoas em movimento foi feita por meio de animação gráfica.

Além da minissérie, outras opções para se conhecer mais a respeito dessa aventura capitalista na selva são a exposição de fotografias do norte-americano Dana Merrill – que atuou durante a construção da estrada de ferro –, em cartaz até sábado (dia 30) no corredor central da Estação da Luz, em São Paulo, e os livros sobre o projeto (mais informações nesta página). A mostra na Estação da Luz também reúne fotos das gravações da minissérie em Rondônia. A entrada é franca e a visitação ocorre das 4h à 0h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;